sábado, 15 de outubro de 2011

TEORIA DA COR

A cor pode transformar, animar e modificar um ambiente. Todos nós reagimos à cor, e atualmente, é possível levá-la a todas as áreas da vida pelo uso de materias, tecidos e tintas. O uso de uma ou várias cores no ambiente pode alterar a comunicação, as atitudes e a aparência das pessoas presentes; a cor pode acalmar, reduzir o estresse e a violência ou aumentar a vitalidade e a energia. Pesquisas demonstram que quando uma pessoa vê uma cor da qual gosta, todo seu sistema orgânico fica relaxado.



Ela muda o seu modo de ver as coisas e torna-se mais otimista - vendo a vida de modo diferente. Este curso visa auxiliar na escolha das cores, suas combinações e aplicações nos ambientes, com objetivo de buscar melhor qualidade de vida, não pretendendo ditar regras e muito menos limitar o uso das mesmas.


O QUE É COR ?


Cor é a sensação provocada pela ação da luz sobre a visão. Existem dois tipos de estímulos que causam as sensações cromáticas: cor-luz e cor-pigmento.


COR - LUZ


Cor-Luz é traduzida pela luz solar, que reune todos os matizes existentes na natureza. As três cores primárias são o Verde, o Violeta e o Vermelho, que ao se unirem resulta na luz branca.


COR - PIGMENTO


A Cor-pigmento é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos. As três cores primárias são o azul cyan, o amarelo e o magenta. A união desta três cores resulta no cinza-neutro.


A INFLUÊNCIA DA LUZ


Como já falamos anteriormente, a cor está diretamente ligada à luz, portanto o tipo de iluminação é muito importante para a percepção da cor. A luz solar possui todos os matizes existentes na natureza, portanto é a luz ideal para observarmos a cor real. Quando falamos em ambientes internos, precisamos recorrer à iluminação artificial. Existem basicamente 3 tipos de iluminação artificial: a incandescente, a fluorescente e a descarga de alta densidade, sendo que esta ultima é comumente utilizada para iluminação pública.


LÂMPADA INCANDESCENTE


A luz irradiada por ela vem, na sua maior parte, da faixa vermelha no espectro, portanto há um aumento na densidade das cores, tornando-as amereladas. Este tipo de iluminação carece de violeta e azul e a energia liberada vem, sobretudo, de radiação infravermelha.


LÂMPADA FLUORESCENTE


A luz é gerada por mecanismos não-térmicos que podem conter substâncias que produzem vários tipos de iluminação, mas num espectro distorcido que emite apenas uma parcela do espectro total e carece do vermelho e do violeta-azulado. Neste tipo de iluminação as pessoas tendem a ficar mais pálidas que o normal. É bastante utilizada em escolas, escritórios e fábricas. Sendo assim, ao escolher cores para nossos ambientes, devemos ter em mente o tipo de iluminação a ser utilizado. Por exemplo, a cor azul, vista à luz do sol, paracerá muito diferente do mesmo azul visto num ambiente com iluminação incandescente ou fluorescente.


INTENSIDADE


Cor + Branco


TOM / VALOR


Cor + cinza


SOMBRA


Cor + preto


MATIZ


Matiz é a máxima intensidade da cor; é a própria cor, bem como a variação de tonalidade obtida pela mistura de duas cores em sua máxima intensidade, sem mistura de pigmentos pretos ou brancos, formando novas cores.


CORES NEUTRAS


Combinação entres pretos, brancos e cinzas.


CORES ANÁLOGAS


Combinações entre uma cor primária e uma secundária, que sejam vizinhas no círculo cromático. São análogas, por exemplo, amarelo, amarelo-verde e verde.


CORES COMPLEMENTARES


São aquelas cuja mistura produz o cinza-neutro:


Vermelho + Azul esverdeado


Amarelo + Anil


Azul + Laranja


CORES SECUNDÁRIAS


Cores formadas por duas cores primárias na mesma proporção.


Verde (azul + amarelo)


Laranja (vermelho + amarelo)


Azul-violeta (vermelho + azul)


CORES TERCIÁRIAS


Intermediárias entre uma cor secundária e qualquer das duas primárias que lhe deu origem.


Violeta (magenta + azul)


Azul (cyan + azul-violeta)


Verde - azulado (cyan + verde)


Amarelo esverdeado (amarelo + verde)


Laranja (amarelo + vermelho)


Vermelho-violeta


HARMONIA MONOCROMATICA


A utilização de diferentes matizes e tons de uma mesma cor pode criar um ambiente interessante, mas também pode torná-lo monótono.


HARMONIA POR DUPLA


Constitui na harmonia complementar (ou harmonia dupla, ou aposta), na composição que opera, tendo de um lado uma cor que, pelo outro lado, tem as que lhe são apostas, em virtude de serem de outra natureza. Em tais condições, são harmonias complementares (duplas ou apostas):


1 - vermelho com verde;


2 - azul com laranja;


3 - amarelo com violeta


HARMONIA POR TRIO


O uso de três cores fundamentais ou de cores compostas equidistantes dentro do círculo de cores.


HARMONIA POR QUADRA


O uso de 4 cores com ao menos 1 cor separando uma da outra no círculo cromático.


HARMONIA POR CONTRASTE


Buscando equilíbrio, combinando cores complementares e seus diferentes tons e matizes, por exemplo: vermelho e rosa combinados no verde, violeta e turquesa, laranja e azul, entre outras.


COLORINDO AMBIENTES


AS CORES NOS AMBIENTES


No momento em que vamos fazer a escolha das cores para os ambientes, podemos usar um esquema específico baseado nas pessoas que vão viver neles e em como eles serão utilizados.


PODEMOS QUESTIONAR


Que tipo de atividade será realizada no espaço?


Quanta luz ele recebe?


Você quer basicamente um ambiente quente ou frio nesta área?


Você está diante de um ambiente vivo e estimulante, ou calmo e tranq?ilo?


O teto é alto ou incomumente baixo?


Você quer ampliar o tamanho deste aposento ou fazer com que ele pareça menor?


Ele é estreito e longo, ou largo e curto?


BANHEIROS


Devemos evitar o preto, exceto ser em pequenos detalhes. Se optarmos por cores escuras, podemos colocar plantas para amenizar e dar vida.


Rosa ou Pêssego: é muito relaxante e traz muito calor ao ambiente.


Amarelo: é a cor da criatividade, inspira novas idéias quando entramos na água.


Azul: muito relaxante em tons avermelhados e esverdeados, porém em tons acinzentados pode despertar introspecção e até tristeza.


COZINHA


É um dos lugares mais importantes da casa. É onde a família se reúne para comer, conversar, relaxar, por isso devemos fazer dela um ambiente que propicie descontração e convívio.


Rosa e Pêssego: estimula o afeto e a comunicação dos membros da família.


Pêssego, Laranja e Damasco: ativam a criatividade e o interesse em servir melhor e faz aumentar o interesse pela casa.


Vermelho: é altamente emocional e estimula tanto sentimentos positivos quanto negativos, portanto devemos usá-lo com cautela, ou seja, de acordo com a personalidade dos moradores.


Azul: por ser uma cor fria, pode causar certo distanciamento.


Amarelo-forte: estimula refeições rápidas e a falar muito enquanto comemos. Pode ser estressante.


HALL


Quando entramos numa casa, o hall é o primeiro lugar por onde passamos, nos dá as boas vindas e transmite um pouco dos modos de vida dos donos da casa. A cor é uma linguagem que faz afirmações a nosso respeito, portanto devemos usar uma cor que irradie energia de acordo com os moradores.


Amarelo: associado ao intelecto e inquisição mental.


Verde-maçâ: família, crianças.


Rosa: calor, afeto.


Azul: independência, auto-suficiência.


Vermelho: pioneirismo, ousadia, pessoa que gosta de ser notada.


QUARTO


A cor a ser escolhida deve ser fria e relaxante, para descansar antes de dormir. Uma tonalidade mais fria "esfria" imediatamente a atividade nas células do cérebro, ajudando a reduzir a atividade incessante da mente. Quando dormimos absorvemos energia mais rapidamente, de maneira que as cores escolhidas para o quarto nos afeta profundamente.


Azul-hortência: acalma as emoções e ajuda a relaxar e vai bem com o pêssego, salmão e rosa.


Amarelo: estimula o pensamento, o raciocínio e a comunicação, portanto é mais indicado para ambientes sociais.


Verde-pálido: ajuda a equilibrar o ambiente e tem função antiestresse, combinado a uma cor quente dará ótimos resultados.


QUARTO INFANTIL


No quarto das crianças podemos abusar de tons pastéis e usar cores mais fortes e desenhos variados em meia parede ou nos armários. Até a criança completar 18 meses, devemos evitar as cores muito fortes, pois podem deixar o bebê muito agitado. Neste período, é aconselhado usar tons claros de rosa e azul. O teto pintado de azul claro ajudaria a criança a ter um sono repousante.


SALA DE ESTAR


A sala de estar deve ter vários padrões diferentes. Como é um lugar onde se recebe visitas, deve ter vários estímulos visuais para manter a atmosfera e a conversa viva e diversificada. Pode-se usar o amarelo, laranja, vermeho com o verde e azul como complemento.


SALA DE JANTAR


Neste ambiente podemos criar atmosferas diferentes com o uso das cores.Amarelo: estimula o ego, as pessoas tenderão a dizer mais o que pensam, provoca conversas estimulantes. Azul: propicia conversas mais sérias, sóbrias, sobre negócios. Vermelho: proporciona uma sensação de intimidade e a conversa será mais pessoal.


ESPAÇOS ALTOS


Dica: para rebaixar a altura do pé direito, pinte o teto da mesma cor das paredes ou um tom mais escuro para um rebaixamento maior.


ESPAÇOS BAIXOS


Dica: para aumentar a altura do pé direito, pinte o teto com uma cor mais clara que as paredes ou branco.


ESPAÇOS ESTREITOS


Dica: para que o ambiente pareça mais amplo, utilize uma cor pastel ou brilhante nas paredes e teto.Ao pintar uma das paredes menores com um tom mais escuro o ambiente parecerá menos estreito.


ESPAÇOS EM "L"


Dica: para estes ambientes, pode-se delimitá-los visualmente utilizando cores contrastantes em uma das paredes.


ESPAÇOS AMPLOS


Dica: para reduzir ambientes amplos, recomenda-se pintar o ambiente todo ou duas paredes (uma de frente para a outra) com um tom mais escuro.Uma outra possibilidade é rebaixar o pé direito com a utilização de uma cor mais escura que as paredes.


Fonte: www.suvinil.com.br

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