sábado, 15 de outubro de 2011

AS CORES

As cores são classificadas em primárias, secundárias, terciárias e assim por diante, de acordo com o seu grau de pureza. Podemos conseguir uma variedade imensa de matizes, somente misturando as cores primárias, mais o branco e o preto. Para isso, É importante que você verifique se as tintas ou pigmentos são miscíveis entre si ( ou seja, se você pode misturar um com o outro).



Para auxiliá-la, aqui vai uma tabela de cores . Ela é somente indicativa, já que dependendo da qualidade do pigmento utilizado a cor resultante pode variar um pouco, ou mesmo não ser a esperada.


Primárias


Azul


Amarelo


Vermelho


Secundárias


Laranja (amarelo + vermelho )


Verde ( azul + amarelo )


Violeta ( azul + vermelho )


Terciárias


Cinza ( branco + preto)


Marrom ( 3 partes de Amarelo + 1 parte de Vermelho + 2 partes de Verde)


Púrpura ( violeta + vermelho )


Roxo ( violeta + azul )


Turquesa ( 2 partes de azul + 1 parte de amarelo )


Na pintura, para clarear matizes, você pode usar o branco ou o amarelo pálido. Já para escurecer, use o preto ou o marrom. Nas cores claras, você pode adicionar amarelo ocre para escurecer. Se a cor for mais escura, a adição do amarelo ocre clareará o tom.


Para as cores como luzes, tabela é diferente. São sistemas diferentes. Na pintura, o sistema é o substrativo, e na iluminação, o sistema é o aditivo.


Primárias


Verde + Vermelho


Azul + Verde


Azul+Vermelho


Azul


Verde


Vermelho


Secundárias


Amarelo


Ciano


Magenta


Ciano+ Magenta


Ciano+ Amarelo


Amarelo+Magenta


Baseado neste princípio (aditivo), clareamos ou escurecemos as cores usando filtros, como na tabela abaixo:


Filtro


Vermelho


Verde


Azul


Amarelo


Ciano


Magenta


Clarear


Vermelho


Verde


Azul


Vermelho e Verde (Amarelo)


Verde e Azul (Ciano)


Vermelho e Azul (Magenta)


Escurecer


Verde e Azul (Ciano)


Vermelho e Azul (Magenta)


Vermelho e Verde (Amarelo)


Azul


Vermelho


Verde


DICAS PARA O USO SENSATO DAS CORES EM AMBIENTES E EM DECORAÇÃO


Quanto ao uso de cores, a experiência e o senso estético são as mais confiáveis fontes de inspiração. No entanto existem algumas dicas que podem ser úteis :


As cores quentes(todos os tons de vermelho, todos os tons de amarelo, todos os tons de laranja) tornam o ambiente visualmente menor, enquanto as cores frias( todos os tons de azul, todos os tons de violeta, e também o verde e todos os seus tons) ampliam o ambiente.


As cores tem peso. Quantos mais escuras, mais pesadas. Por isso existe a tendência de usar cores mais escuras próximas ao chão, para fundamentar o ambiente. A falta destas cores torna o ambiente visualmente opressivo, como num hospital, onde tudo é muito claro.


O uso de muitas cores alegres, juntas, ao invés de tornar o ambiente mais vivo, pode causar confusão visual. Prefira o uso de alguns detalhes em tons contrastantes, mas não exagere.


O contraste entre cores fortes em paredes e mobília põe em evidência o design ( layout, desenho ) e o tamanho dos móveis.


Na dúvida entre quais cores usar, opte por uma só, e trabalhe com vários matizes ( mais claros, mais escuros e médios). Para não ficar muito monótono, você pode usar detalhes em cores contrastantes.


As cores puras, também chamadas primárias, cansam a vista, quando usadas em demasia. Para áreas grandes, como paredes, prefira tons mais claros da mesma cor.


As cores envelhecem com o tempo, o calor, a umidade. Então, se for envelhecer uma peça, faça um tom mais claro do que você gostaria. Com o tempo, ela vai ficar cada vez mais bonita, ao invés de ficar tão escura que nem dê para distinguir os desenhos.


Você pode optar por fazer os detalhes em cores complementares, o que garante a harmonia do conjunto. As cores complementares são : Azul / Laranja ; Roxo / Amarelo; Vermelho / Verde


Fonte: www.showvip.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário