sábado, 15 de outubro de 2011

PARTE 2 - FUNDAMENTOS:

O Feng Shui tem o seu fundamento baseado no pensamento máximo chinês, o I Ching, juntamente com as leis do yin yang e cinco elementos, vitais em toda a cultura chinesa, não deixando de ser usado os princípios da cromoterapia, da numerologia e os pontos cardeais.



1- I CHING


O I Ching também conhecido como O Livro das Mutações, é a mãe de todo o pensamento chinês. É considerado como um dos mais preciosos livros existentes, com uma sabedoria sem igual, e o mais intrigante; seus conselhos valem para nós, do mesmo modo que há mil ou dois mil anos atrás. Considerado por alguns de difícil leitura e entendimento, e logo nas primeiras linhas podemos perceber este significado; ele realmente não é um romance ou qualquer outro livro para lermos do começo ao fim. Kung Fu-Tsé, mais conhecido como Confúcio, disse certa vez que poderia dar sábios conselhos apenas após ter estudado com profundidade o I Ching. Por sinal, ele próprio redigiu algumas partes do livro.


A origem do I Ching é amplamente discutida, mas de qualquer forma, ela é cercada de mistérios e misticismo. Dizem que este oráculo sagrado foi escrito na China há cerca de 3.000 anos por Fu Hsi, conhecido como o pai da civilização. Conta à lenda que um dia, quando em suas diárias meditações, ele avistou uma tartaruga emergindo da água de um rio. Analisando o casco desta tartaruga, Fu Hsi concebeu que todo o universo estava representado em pequenas marcas, dispostas ordenadamente no casco. Estes oito símbolos, (vide explicação na PARTE 3) cada um com certas características, receberam o nome de trigramas.


Com a combinação destes oito trigramas em todas as combinações possíveis, tem se 64 hexagramas, ou seja, todo o I Ching. Segundo a tradição aceita, a atual compilação dos 64 hexagramas teve sua origem com o Rei Wen, antecessor da dinastia Chou. O texto relativo às linhas (uma parte do livro de profundo significado) foi redigido por seu filho, o Duque de Chou. Essa era a forma do livro quando Confúcio o encontrou, adicionando várias passagens. Dizem que Lao-Tsé também contribuiu com sua sabedoria ao I Ching. O I Ching tem o conceito de uma família, cada pessoa representada por um trigrama. Assim, temos o Pai e a Mãe, e mais três filhas e três filhos. O trigrama do Pai, por exemplo, compreende três linhas inteiras. Também chamado O Criativo, e associado com o pai, o líder, o homem. Seu nome chinês é Chien. Simboliza o céu, o firmamento e a perseverança. Todos os outros trigramas têm características próprias.


Interessante notar que a constituição da família chinesa do I Ching nada tem de parecida com a atual, política de um só filho imposta em 1976.


2- YIN E YANG


Na filosofia taoísta tudo no universo é yin ou yang, ou uma combinação de ambos. Acredita-se que, vinda do Grande Cosmo, a energia gerada para dar origem aos céus é yang, e a terra, yin. O Chi flui de yang para yin e de yin para yang. O universo está em estado de constante mudança, assim como a energia é alterada da matéria (yin) para o espírito (yang) e vice-versa.


Uma vez que o Feng Shui lida com energia, é importante saber como yin e yang operam.


Eles não devem ser vistos como opostos, embora tenham certas características que possam mostrá-los dessa forma: yang é conhecido como princípio masculino; yin como princípio feminino. Entretanto, nada é completamente um ou outro. O símbolo yin/yang reflete isso, no branco do yang há o ponto negro do yin; no preto do yin há o ponto branco do yang.


OS ATRIBUTOS DO YIN:


O yin é interno, sua cor é o preto, sua direção o norte, para baixo, sua estação é o inverno, é ligado à matéria e a terra, é caracterizado pela passividade e o negativo, sexo feminino, é receptivo, vive na escuridão, seu período é à noite, prefere o frio e a sombra, é leve e úmido.


OS ATRIBUTOS DO YANG:


O yang é externo, sua cor é o branco, sua direção o sul, para cima, sua estação é o verão, é ligado ao espírito e ao céu, é caracterizado pela atividade e o positivo, sexo masculino, é criativo, vive na luz, seu período é o dia, prefere o calor, é pesado e seco.


3- OS CINCOS ELEMENTOS QUE EQUILIBRAM O SEU LAR:


No Feng Shui, são usados os cinco elementos tradicionais da Astrologia Chinesa, que são: O Fogo, A Terra, O Metal, A Madeira e a Água, muitos utilizados na harmonia das energias de um ambiente. Eles representam as cinco maneiras diferentes pelos quais a energia CHI se manifesta. Através do seu exame, podemos melhorar o CHI e em conseqüência o nosso destino. A singularidade de tudo depende das proporções dos cinco elementos, incluindo nós mesmos.


Considera-se que temos predominância de um dos cinco elementos, dependendo do ano em que nascemos. Eles interagem com o ambiente físico, proporcionando "boa ou má sorte", que pode ser explicado e entendido, quando analisamos os Ciclos Construtivos e Destrutivos, dos cincos elementos.


No Ciclo Construtivo (ou Produtivo) madeira alimenta fogo; fogo produz terra; terra cria metal; metal gera água; água nutre madeira e, o ciclo se repete infinitamente. No Ciclo Destrutivo a madeira consome a terra; a terra represa água; a água apaga fogo; fogo derrete metal; metal corta madeira. Conhecendo bem os cinco elementos e seus ciclos, podemos harmonizar melhorar as energias de um ambiente.


ENCONTRE SEU ELEMENTO:


Para ativar o elemento que mais o representa, confira o último número do ano em que você nasceu:


ÚLTIMO NÚMERO DO ANO YIN/YANG ELEMENTO


0 yang metal


1 yin metal


2 yang água


3 yin água


4 yang madeira


5 yin madeira


6 yang fogo


7 yin fogo


8 yang terra


9 yin terra


CONHEÇA CADA UM DESTES ELEMENTOS E SEUS CICLOS VITAIS:


MADEIRA: este elemento simboliza o início do Ciclo Vital, por representar a energia que se expande em todas as direções, que tem o poder de germinação, sua forma é retangular. Nesta fase do ciclo, as coisas emergem e começam a crescer. Pode ser representada pela cor verde e o pelo nascer do sol. Sua direção é Leste e a estação do ano é a Primavera. O Dragão Verde está associado a este elemento. Corresponde aos fluxos de órgãos do fígado e da vesícula biliar; o sabor é o azedo; idéias; energia sem forma; novos começos; o estágio da energia antes de sua manifestação; raiva. O elemento madeira é representado por plantas vivas, flores frescas, fibras de tecido, além de todo e qualquer tipo de madeira, etc.


FOGO: é o auge do Ciclo Vital, pois a energia (a chama) do fogo projeta-se para cima, sua forma é triangular. Pode ser representado pela estação Verão e pela Lua Cheia, brilhante e total. Está associada à Fênix Vermelha e sua direção é o Sul. Corresponde aos fluxos de órgãos do coração e intestino delgado; a cor é o vermelho; o sabor é o amargo. O elemento fogo produz entusiasmo; ação; paixão; fé; abertura para ser guiado pelo poder superior; conhecimento da fonte; espírito; esgotado; intenso; não saber o momento de parar; pretensão e energia. É dinâmico. Esse elemento está associado ao sucesso e à sorte. Entretanto ele deve ser usado com equilíbrio, pois além de aquecer, o fogo pode queimar. Sua representação é feita através de lareiras, cristais, flores vermelhas, candelabros, etc.


TERRA: é a pausa do Ciclo Vital. A energia da terra se move horizontalmente em volta de seu próprio eixo e por este motivo, afeta o período de mudanças entre as estações. Sua forma é quadrada, representada pelas cores amarela ou marrom. É representado pelo amarelo e pela lua antes da fase minguante, grande, dourada e cheia. Corresponde aos fluxos de órgãos do estômago e baço; todas as estações ou o período mais quente do ano; o sabor é o doce; a direção é o centro. O elemento terra proporciona segurança; estabilidade; bom senso; manifestação; forma; simpatia; estrutura; lentidão física; apego; construção; ancoragem; habilidade de manifestar idéias; habilidade de ser firme e consistente; obstinado; rígido; obcecado; preocupação. Esse elemento quando em desequilíbrio, pode gerar rigidez, incapacidade de encarar mudanças e progredir. Sua representação é feita através de objetos de cerâmica, rochas, carvão, areia, objetos quadrados, etc.


ÁGUA: Simboliza o início de um novo ciclo, a simpatia da docilidade, a sabedoria e a comunicação, quando as coisas alcançam o seu ponto máximo, pela forma horizontal e curvilínea. A energia da água de cima para baixo. É representado pela estação inverno e pelas cores preto e azul. Pode ser representada pela Tartaruga Preta. Corresponde aos fluxos de órgãos do rim e bexiga; o sabor é o salgado; a direção é o norte. Esse elemento é essencial à vida. O elemento água proporciona reflexão; receptividade; sentimentos; compaixão; permitir o fluxo dos sentimentos; sem forma própria; apego às emoções; assumir sentimentos ou emoções dos outros; medo. Sua representação é feita através de aquários, fontes, vidros, espelhos, plantas aquáticas, etc.


METAL: esse elemento é também conhecido como o Elemento Ar, é o crepúsculo do Ciclo Vital, é o elemento da personalidade vigorosa e eficaz, corresponde aos fluxos de órgãos do pulmão e intestino grosso; a estação é o outono; a cor é o branco e cores metálicas, sua forma é o redondo; o sabor é o pungente ou picante; a direção é o oeste. É o sucesso financeiro. Representa a capacidade de administração; organização; comunicação; intelecto; pensamento; inspiração; idéias; definir e comunicar para si mesmo ou para os outros aquilo que você deseja; não limitado pela forma; possibilidades infinitas; a semente de uma nova forma; soltar; aéreo; não ancorado; nervoso; pesar, entretanto se usado em excesso, pode induzir às explosões emocionais, podendo inclusive chegar à violência.


Pode ser representado por um Tigre Branco. Por ser produzido pelo movimento interior da energia, é o mais denso de todos os elementos e indica que a energia esta decrescente. E associado ao Sol Poente. Sua representação é feita através de metais, minerais, moedas, objetos redondos, objetos em prata, ouro cobre, etc.


4- O PODER DAS CORES


Afinal, qual é a melhor cor para um ambiente em nossa casa ou local de trabalho? Que cor nós não devemos possuir em excesso numa decoração? Qual ajudaria nos estudos e no trabalho? Será que existe alguma cor para melhorar nosso relacionamento? Qual a melhor cor para fachada nossa casa afinal?


Para começar a responder estas e outras dúvidas, segue um roteiro bem simplificado, com o efeito das cores nos ambientes na ótica do Feng Shui e da decoração.


BRANCO:


Feng Shui: É considerada uma cor neutra e muito usada. Pode ser aplicada em qualquer ambiente. No Feng Shui, está ligada ao elemento Metal. Deve-se tomar muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois representa infinito, deixando em uma pessoa, que passa muito tempo neste ambiente, uma sensação de infinito, frieza, hostilidade e vazio. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.


Decoração: A cor branca traz, para algumas pessoas, a sensação de paz, calma, tranqüilidade e serenidade. Para outras, a sensação é de frieza, tristeza e impessoalidade. O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados. O branco nos passa também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa direta. Locais com a cor branca trazem uma sensação de mais claridade.


PRETO:


Feng Shui: Pode ser uma cor opressiva e depressiva. Está ligada ao elemento água no Feng Shui, e, por este motivo, deve-se ter muito cuidado na sua aplicação, pois pode passar a sensação de angústia. Pode lembrar luto, perdas e tristezas. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.


Decoração: Muita atenção e cuidado com o uso desta cor. Ela deve ser usada em pequenos detalhes na decoração, principalmente para termos um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto para a dar sensação de rebaixo.


VERDE:


Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira no Feng Shui. Acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas. Também significa esperança e satisfação. Muito cuidado em usar a cor verde em locais onde predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente, verde (madeira) alimenta o vermelho (fogo). Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas onde existem problemas de saúde, o verde é uma ótima cura.


Decoração: É uma cor muito usada e sempre traz alegria e vida. No piso e detalhes, lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.


LILÁS/VIOLETA:


Feng Shui: Traz tranqüilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade e a meditação. Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas.


Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. Nas casas, o melhor ambiente para uso é em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.


Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes em pequenos detalhes. Se for uma cor monocromática, pode cansar. Evite ter locais com a predominância desta cor.


LARANJA:


Feng Shui: Cor do intelecto e mental. Em doses pequenas, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais, brincadeiras fora de hora e aumento do apetite.


Decoração: Inconscientemente, lembra sabores agradáveis e nos remete à infância, às brincadeiras e aos doces. Em geral, é muito usado em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves (cor pêssego). Em tons mais escuros, sugere estabilidade.


VERMELHO:


Feng Shui: No Feng Shui, é uma cor que pode estimular as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Está ligado ao elemento fogo e, por este motivo, deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade.


Na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.


Decoração: Todo cuidado é pouco na hora de se aplicar esta cor nos ambientes. É uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo quando aparece em excesso. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e ate exótico. Em demasia, pode ser vulgar.


AZUL:


Feng Shui: É uma cor que tem um efeito calmante e tranqüilizante para as pessoas quando aplicado em um ambiente. Cuidado com o excesso de azul, pois irá provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, deve ser usado. Está associada ao elemento água no Feng Shui.


Decoração: Pode ser aplicado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia e sono. Mais escuro transmite autoridade e poder.


AMARELO:


Feng Shui: Outra cor que estimula o intelecto e ajuda muito nos estudos. É a cor da luz, por este motivo deve ser usado em ambientes escuros. Estimula a comunicação, o mental e abre o apetite. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.


Decoração: Nos ambientes, é muito usado para esquentar e iluminar áreas escuras e frias. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.


5- A ENERGIA DOS NÚMEROS:


Ao fazer um cadastro, você tem que colocar seu nome completo e número de seu documento. Para localizar sua residência, é preciso o seu endereço, nome da rua e número da casa. Neste momento, começamos a notar que os números fazem parte de nosso dia-a-dia e nos identificam. Mas, será que estes números que nos cercam têm alguma influência energética sobre nós?


Segundo a Numerologia, os números têm muita influência energética em nossas vidas. Através de Mapas Numerológicos específicos, podemos estudar os números que regem a vida de uma pessoa ou de uma residência.


Em resumo: a numeração de uma residência tem uma energia que influência os moradores.


Claro que o grau de influência só do número de um imóvel é muito pequeno em comparação a uma análise numerológica mais completa através do nome da rua e o número da casa. Mas, como esta numeração tem energia que pode nos influenciar, vale a pena conhecer um pouco da vibração dos números.


Segue abaixo a influência de cada número para uma residência, bem como, o cálculo para determinar o número de seu imóvel.


APRENDA A CALCULAR O NÚMERO DE SUA CASA:


Para determinar o número que influencia nossa casa, devemos pegar os números e somá-los sucessivamente até reduzi-los a um único algarismo, entre 1 e 9.


Exemplo:


Uma residência com numeração 742


Somamos os números até reduzir: 7+4+2 = 13 = 1+3= "4". Assim, este imóvel tem vibração "4".


Uma casa com numeração 3958


Somamos até reduzir: 3+9+5+8 = 25 = 2+5 = "7". Neste exemplo, o imóvel tem vibração "7".


No caso de edifícios e condomínios, temos dois tipos de influências:


a) A numeração só do apartamento ou casa;


b) A somatória da numeração da rua com a numeração da residência (apartamento ou casa).


A duas influências são muito importantes e vale a pena conhecer ambas.


Exemplo:


Edifício localizado na Rua da Mulher, 1638 - apartamento 75


a) Influência do nº do apto: 7+5 = 12 = 1+2 = "3";


b) Influência na soma do numero do apartamento (ou casa) com a numeração da rua: 1+6+3+8+7+5 = 30 = 3+0 = "3".


O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS:


Número 1: É a típica residência, onde as pessoas são agitadas, dinâmicas, alegres, falantes e inquietas. Esta casa é a que mais se destaca na vizinhança, pois seus moradores tendem a gostar de coisas diferentes, exóticas e chamativas. Nestas casas possui pessoas que tem uma vida social intensa, agenda sempre cheia. Vida profissional também muito movimentada. São pessoas que saem muito e gostam de promover reuniões com amigos e parentes, bem movimentadas, alegres e "barulhentas". É uma casa que traz aos moradores Prosperidade e Sucesso.


Número 2: Típica casa que nos faz lembrar da época que éramos criança quando não saíamos da casa de nossa madrinha, avó ou de nossa própria casa. Moradia bem cuidada por nossa mãe nos pequenos detalhes e com feminilidade. É um local acolhedor, tranqüilo e muito bonito. As pessoas, em geral, são simpáticas, amáveis e ótimas anfitriãs. Os moradores preferem mais receber os amigos, que fazer uma visita. Sala e cozinha são os locais mais movimentados da casa.


Número 3: Com toda a certeza, esta é uma das residências mais alegres e de "alto astral" do bairro. Será muito difícil ver alguém triste, de mal com a vida ou desanimado. As melhores festas e reuniões serão dadas nesta casa. Se quiser encontrar ou convidar pessoas animadas, joviais e otimistas, é só ir até esta residência. Em geral, é uma casa de cores claras e alegres. São pessoas dinâmicas e expansivas, fazendo com que sempre estejam mudando algo na casa (pinturas, móveis ou pequenas reformas).


Número 4: Típica residência que tudo está no lugar certo. É uma casa funcional, organizada, prática e cheia de normas, obrigações e deveres, que deverão ser seguidas à risca por todos os moradores. Em geral, são pessoas conservadoras e apegadas a tradições familiares. Nesta casa, tudo vai para a "agenda" (lista de compra, despesas da casa, telefones úteis, receitas de bolo, etc). A decoração é básica (móveis de madeira) ou bem tradicionais. As pessoas, em geral, são equilibradas e reservadas. É uma típica casa familiar.


Número 5: Mais uma residência alegre, agitada, dinâmica e cheia de movimento. São moradores que têm muito "jogo de cintura" para trabalhar com as mudanças constantes em suas vidas. São pessoas que promovem muitas transformações na vida, pois não gostam de monotonia. Por este motivo, estão sempre trocando os móveis de lugar e fazendo reformas. São pessoas que gostam de se manter informadas. Jornais, televisão, rádio, livros e internet, fazem parte da rotina desta casa. Sua agitação pode, às vezes, incomodar os vizinhos.


Número 6: Outra típica residência familiar e estável. Para quem pensa em casar, uma casa com este número pode trazer muita sorte e harmonia. Ótimos anfitriões e amigos. Chegam ao ponto, de incomodar as visitas pelo excesso de preocupação com o seu bem estar. Gostam de conforto e luxo, por isso trabalham muito para conseguir prosperar. Cuidam muito bem da casa, nunca a deixam deteriorada, desarrumada ou suja. Sala de estar, de televisão e cozinha são os locais preferidos da casa. Em geral, os amigos dos filhos adoram ficar na casa.


Número 7: É uma residência discreta e reservada, com moradores reservados e que detestam fofocas e bagunça. Esta é a casa tipicamente "7". Seus moradores gostam de ler, estudar e praticar ensinamentos espirituais, místicos e filosóficos. As reuniões feitas nesta casa sempre serão para discutir assuntos espirituais e filosóficos, ou para um bate-papo descontraído. É muito difícil ter muitos moradores nesta casa. No máximo, um casal com um filho. Sala de leitura e meditação são cômodos obrigatórios.


Número 8: É a casa dos famosos, "novos ricos" ou dos artistas da rua. Pelo menos é a impressão que passa para quem está olhando de fora. O número "8" passa uma vibração de sucesso, riqueza, solidez material, segurança e poder. Em geral, seus moradores aprendem a trabalhar bem com sua carreira, prosperidade e abundância. Não é muito difícil encontrar pessoas que progrediram na vida depois que moraram numa casa "8". É claro que este progresso veio com trabalho, confiança em si e determinação.


Número 9: É a residência com mel. Típica casa que quando se entra, não se deseja sair mais. Estas são acolhedoras, amistosas e de boas energias, que seus moradores devem tomar o cuidado para que as pessoas não invadam a sua intimidade. Todos que habitam são desapegados. Têm uma preocupação com o próximo e a comunidade. Não é difícil ter, entre os moradores, um médico, um líder comunitário, uma assistente social ou as pessoas trabalhando como voluntários. As pessoas terão muita facilidade em compreender os problemas o próximo.


6- OS QUATRO PONTOS CARDEAIS:


Os quatro pontos cardeais são muitos importantes no Feng Shui. Cada um tem características próprias, e é importante conhecê-las, e para que direção sua casa está voltada, para entender o que acontece a energia que chega até você.


Oeste:


O Oeste é uma área de imprevisibilidade, até mesmo perigo. Contém o combate e a força, raiva, rapidez e violência, potencial. A cor do Oeste é o branco, seu elemento é o metal, e animais são o cão, o galo e o macaco. Sua estação é o outono, e o Chi vindo do Oeste é imprevisível.


Sul:


O Sul representa a sorte, o verão, fama e fortuna, felicidade, luz alegria e esperança. Seu elemento é o fogo. Os animais da astrologia chinesa que favorecem o Sul são a cabra, o cavalo e a cobra. Sua estação é o verão, e o Chi que vem do Sul é revigorante.


Norte:


O Norte representa o oculto, o misterioso, frio, sono, ritual, nutrição e cuidado. A cor do Norte é o preto. Seu elemento é a água. Seus animais são o javali, o rato e o búfalo. Sua estação é o inverno, e o Chi vindo do Norte é protetor e nutridor.


Leste:


O Leste é protetor, culto, sábio e representa novos crescimentos, gentileza e aprendizado. A cor do Leste é o verde; seu elemento é madeira, seus animais são o tigre, a lebre e o dragão. Sua estação é a primavera, e o Chi vindo do Leste é expansivo e maduro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário