sábado, 15 de outubro de 2011

FENG SHUI



O feng shui é uma antiga arte chinesa de viver em harmonia com o ambiente.


Milhares de anos atrás os chineses acreditavam que:" Que se a nossa casa e os nossos pertences fossem colocados no lugar correto, nossa vida seria cheia de abundância, contentamento, e felicidade.


O nome FENG SHUI significa literalmente vento e água , que são duas energias em movimento, que o ser humano depende mas não pode controlar.... O Vento (FENG) energia em movimento que você sente, mas não toca. A água (SHUI),energia em movimento que você; toca, mas não pode segurar.


A essa energia em movimentos chamamos de chi.


E é a manipulação do "chi" que no feng shui usamos fazendo com que todas as energias canalizem para um devido lugar e assim ativá-lo com bastante "chi", retirado todo "sha" (energia negativa) daquele lugar.


FENG SHUI faz milagres? Não, em absoluto, o milagre´e você; quem faz com a ajuda do feng shui.


Se não tiver vontade de realizar uma mudança em sua vida, nada nem ninguém o fará.


Para começar essa mudança, navegue um pouco, conheça a cultura, as lendas e tudo que o FENG SHUI pode fazer por você. Acredite, se você estiver disposto, ele vai fazer uma revolução na sua vida.


FENG SHUI não é religião, nem entra em conflito com qualquer religião, trabalha em conjunto.....


O Feng Shui permite através dos ajustes e soluções, utilizando objetos simbólicos, plantas, espelhos, cristais, fontes, cores, etc, buscar a ordem e equilíbrio, restaurando o fluxo natural da energia chi em nossos ambientes e em nossa vida.


O Feng Shui é mais uma ferramenta fornecida a nós pelo universo, e através da correta utilização da energia Chi podemos transformar nossos lares e locais de trabalho em ambientes favoráveis para que possamos atingir a prosperidade, felicidade, harmonia e saúde.


OS CINCO ELEMENTOS


É necessário observar a relação dos 5 elementos entre si, pois existe uma combinação entre si que permite a um gerar ou destruir o outro.


Ciclo Construtivo


Madeira alimenta o Fogo


Fogo que faz a Terra


Água que cria o Metal


Metal que contém Água


Água que nutre a Madeira


Ciclo Destrutivo


Madeira consome a Terra


Terra que detém a Água


Água que apaga o Fogo


Fogo que derrete o Metal


Metal que corta a Madeira


GUAS


Guas ou Cantinhos, são partes do Ba-guá,uma espécie de bussola chinesa onde localizamos os guas ou cantinhos.


O Ba-guá representa um mapa. Este mapa foi encontrado no casco de uma tartaruga e foi usado como talismã durante milhares de anos, após anos de estudo foi adaptado a vida do ser humano.


Nessa adaptação, colou-se o homem como centro do universo, traçou sua caminhada na vida, seus desejos e realizações, e ao ser aplicado num projeto arquitetônico, utiliza-se para fazer os ajustes necessário


O Ba-guá se divide em nove partes iguais






KAN/CARREIRA


Fica sempre na parede de entrada ,onde fica a porta principal do ambiente


SIMBOLIZA: capacidade de gerar sucesso nos negócios, inteligência.


COR: preto


ELEMENTO: Água


ORGÃOS QUE REGE: rins e bexiga


ESTAÇÃO DO ANO: inverno


FORMAS: ondulares


KEN/CONHECIMENTO OU ESPIRITUALIDADE


Fica sempre na parede de entrada do ambiente, ao lado esquerdo de quem entra


SIMBOLIZA: busca do conhecimento, sucesso acadêmico, espiritualidade, intelectualidade.


COR: preto, azul, verde, azul petróleo, verde musgo.


ORGÃOS QUE REGE: mãos.


FORMAS: ondulares e retangulares.


CH'IEN/AMIGOS OU VIAGENS


Fica sempre na parede de entrada do ambiente, ao lado direito de quem entra


SIMBOLIZA: auxilio de amigos e aliados, desejo de viagens.


COR: preto, branco e todos os tons de cinza.


ORGÃOS QUE REGE: cabeça.


FORMAS: ondulares e circular


CHEN/FAMÍLIA


Fica sempre no meio da parede da esquerda


SIMBOLIZA: benevolência, segurança ,tudo que a família pode proporcionar.


COR: verde ou azul.


ELEMENTO: madeira.


ORGÃOS QUE REGE: fígado.


ESTAÇÃO DO ANO: primavera.


FORMAS: retangular


LI/SUCESSO


Fica na parede em frente a porta , no meio da mesma


SIMBOLIZA: razão, fama e sucesso.


COR: vermelho, dourado e todos os tons de alaranjado.


ELEMENTO: fogo.


ORGÃO QUE REGE: coração.


ESTAÇÃO DO ANO: verão.


FORMAS: triangula


SUN/PROSPERIDADE OU RIQUEZA


Fica sempre na parede de frente a porta, no canto esquerdo de quem entra.


SIMBOLIZA: prosperidade em todos os aspectos.


COR: vermelho, azul, verde, e todos os tons de púrpura.


ORGÃO QUE REGE: quadris.


FORMAS: triangulares e retangulares


KUN/RACIONAMENTO OU CASAMENTO


Fica sempre na parede de frente a porta, no canto direito de quem entra


SIMBOLIZA: casamento, relacionamento, associações, maternidade.


COR: rosa, branco, vermelho.


ORGÃO QUE REGE: orgãos digestivos.


FORMAS: triangulares e circulare


CENTRO ESPIRITUAL OU SAÚDE


Fica sempre no meio do ambiente. Este GUA não tem trigrama, por ser a uniã;o, o YIN YAN


SIMBOLIZA: honestidade, lealdade, sintonia.


COR: todos os tons de terra e amarelo.


ELEMENTO: terra.


ORGÃO QUE REGE: baço e pâncreas.


FORMAS: quadradas.


As Escolas


ESCOLA DO CHAPÉU NEGRO


Escola de Feng Shui a partir da perspectiva do Budismo Tântrico da Seita do Chapéu Negro ou simplesmente Escola do Chapéu Negro.


Esta Escola foi fundada Pelo Mestre Thomas Lin Yun, baseado na geomancia combina méritos das outras escolas e com a relação psicológica do homem com seu ambiente. Tem como principal instrumento o ba-guá, utilizado para mapear as oito áreas da vida, trabalha com o interno e externo e com o visível e invisível..E a esta escola que eu pertenço.


A Escola da Bússola


Essa escola se utiliza de 3 instrumentos, o Lo pan, bússola chinesa com disco de metal e agulha magnética, o ba-guá e o lo shu, quadrado mágico.


Esse método trabalha com fórmulas, considera a astrologia e a numerologia, assim como a disposição da casa e dos móveis.


O quadrado mágico é aplicado juntamente com o Ba-guá, a soma dos algarismos sempre dá 15 e os números mudam de acordo com a colocação do número pessoal.


A Escola da Forma


A Escola da Forma da maior ênfase à paisagem natural e as formações montanhosas e é conhecido como paisagismo sagrado da China.


Os 5 elementos foram simbolizados e relacionados às cores, às estações do ano e aos animais assim:


Fogo , triângulo, vermelho, verão , fênix


Madeira, cilindro, verde, primavera, dragão


Terra, quadrado, amarelo, começo e final de cada estação, cobra


Água, ondulações, preto, inverno, tartaruga


Metal, círculo, branco, outono, tigre


Outras Escolas: Escolas das Três Harmonias, Escola dos Três Yuans, Escola das Nove Estrelas, Escola Taoista, Escola Cantonesa, Escola Eclética, Escola Budista e a Escola YI


4 9 2


3 5 7


8 1 6


Dicas


Para buscarmos o equilíbrio e harmonia do ambiente e nosso próprio equilíbrio e harmonia ,existem alguns princípios básicos do Feng Shui que devem ser obedecidos.


Toda mudança externa que estamos executando no ambiente proporciona uma mudança interna , portanto precisamos ter certeza dos nossos desejos, buscando o melhor para nós .Mas isso não quer dizer que nossos desejos não possam mudar, nossa vida muda, e o Feng Shui muda também. Pois nunca devemos esquecer que a vida é movimento.....


Antes de ocuparmos uma moradia é importante sabermos sua história, isto é saber quais as condições dos ocupantes anteriores. Investigar se os antigos moradores que desocuparam o imóvel foram para uma condição melhor (casa mais ampla, promoção no emprego, ampliação, etc) ou pior (perda de emprego, doença, fracasso, etc).


Isso devido ao fato da energia dos antigos ocupantes permanecer no ambiente, o Feng Shui ajuda a transmutar a energia deixada no local.


É necessário reduzir o entulho, temos a tendência de guardar recordações juntamente com as lembrancinhas e o acumulo de entulho distorce o fluxo da energia Chi. Lugares com muitas sucatas, papeis, livros velhos, roupas velhas e sem uso, igualmente os sapatos tendem a estagnar o Chi.


Alguns objetos, mesmo que não considerados refugo também podem afetar o Chi pessoal.


Os banheiros devem sempre estar com as portas fechadas e com a tampa do vaso sanitário fechado.


Os semelhantes se atraem, portanto aquilo que somos é o que iremos atrair. Devemos organizar nosso ambiente de forma a refletir o que desejamos em nossas vidas. Um ambiente alegre, saudável, irá atrair alegria e saúde. Não precisamos encher de espelhos a casa,e devemos até ter cuidado com eles,pois não devem nos refletir ao dormir.....


A manutenção do ambiente é tão importante quanto é higiene e saúde de nosso corpo, portanto todo concerto, trocas de móveis, trabalho doméstico deve ser considerado como um trabalho de amor. Cada ato de melhoria é oportunidade para mudar e aumentar a qualidade de nossa vida.


Se você possui prestadores de serviços, observe se está satisfeito, se são qualificados e cuidadosos com os objetos e valores que o ambiente possui. Ao contratar pessoal, utilize o mesmo padrão de exigência que usaria para contratar uma babá para seu filho ou um médico para sua cirurgia.


Não mantenha lixo acumulado dentro dos ambientes, principalmente na cozinha, que representa o elemento fogo, o qual alimenta a força energética que ativa nossa riqueza ela também representa o coração da casa.


Não mantenha relógios parados em sua casa ou local de trabalho. O relógio é símbolo do tempo, sua função é contar o tempo e relógio parado não exerce sua função. Assim como tudo que contenha água parada, o elemento água deve estar em movimento para que a vida também esteja.


O espaço externo reflete o espaço interno, portanto criando um ambiente harmonioso estamos trazendo para nossas vidas saúde, sucesso, bons relacionamentos e prosperidade é isso que o Feng Shui através da distribuição adequada da energia chi nos proporciona.


PORQUE DEVO CHAMAR UM PROFISSIONAL ?


Você pode até ler vários livros, aprender na internet, mas somente uma pessoa que estudou e foi preparada por outro mestre, pode ser capaz de lidar com as energias consciente e corretamente.


FENG SHUI não se limita em colocar as coisas nos seus devidos lugares. Quando se faz uma consultoria, analisa-se a quantidade de "Chi" e "Sha" existente no local, e transforma esse "Sha" em "Chi". Porém, nem sempre uma energia "Sha" fica "satisfeita" em ter que ou deixar o local ou transmutar-se.


Um profissional sem duvida será bem mais recomendado do que você entrar em sites, pesquisar, e achar que já sabe tudo de FENG SHUI, e colocar em pratica sem o devido preparo....


Nada impede que você se torne um desses, mas faça de maneira correta e consciente, procure mais de um curso, faça vários dele,.conheça todas as escolas, e por fim seja honesto, consigo e com o próximo. Não ofenda nem engane ninguém prometendo aquilo que você e o FENG SHUI não podem fazer. Pense sempre que quem procura uma consultoria está realmente precisando, e você não está ali para julgar a necessidade de ninguém.


Quanto ao preço, não exagere, cobre o suficiente. Lembre-se que esta sabedoria foi dada por Deus, e Ele não te cobrou por isso. Seja ponderado e racional.


Vamos desmistificar que FENG SHUI somente os ricos podem fazer. Não é bem assim.


Saiba que quando um profissional entra em sua casa, com ele vão juntos todos os mestres e protetores dessa pessoa. E que serão feitos rituais, limpeza, e serão gastos material, nestes rituais e limpezas, por isso cobro um preço justo do que gasto R$ 152,00 (cento e cinqüenta e dois reais). Atendo a todos que me procuram (inclusive em outros estados), e tento da melhor maneira fazer com que todos ate hoje estejam satisfeitos .


Ate hoje, sim. Pois uma consultoria dura algum tempo, e não se resume em ir a casa do cliente, colocar as coisas no lugar , fazer os rituais, e fim. Não pode ser assim, tem os efeitos que virão e você tem que acompanhar, por isso digo até hoje.


Fonte: www.geocities.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário