sábado, 15 de outubro de 2011

CONTINUAÇÃO SOBRE YIN E YANG:

O Yin e o Yang são duas palavras de antiga origem chinesa que determinam os pólos positivos e negativos da energia do Universo. O Yin é negativo, vem da terra e se expande facilmente. Yang é positivo, se concentra e vem do espaço.



A energia feminina é Yin e a masculina é Yang, é importante dizer que não significa que a mulher seja negativa pois em ambos encontramos a energia polar, ou seja, o homem é yang e possui Yin e a mulher é Yin mais possui Yang. O Yin e o Yang são os braços do universo, tudo que existe possui uma combinação destas energias e o equilíbrio está nesta combinação. Não existe Yin ou Yang absoluto, todos possuem uma fração do outro.


Em nosso corpo representamos de forma fácil estas energias atribuindo a cor vermelha ao Yang (energia solar) e a azul ao Yin (energia lunar), na simbologia chinesa temos o preto com Yin e o branco com Yang.


No tarot se observarmos bem a lâmina do carro teremos dois caminhos, um cavalo Yin (vermelho) e o outro Yang (azul), são direções diferentes que devemos escolher qual tomar.


Voltando ao corpo humano observe sua face, mais especificamente os olhos, nariz e boca, veja como estão distribuídos e se forem muito próximos você está voltado a energia Yang e se forem mais afastados você estará mais Yin. A Língua, os pés e pele também podem ser observados no conceito de mais vermelho ou mais pálida.


Para uma vida mais equilibrada você deve manter estas energias em perfeito equilíbrio, nunca perder para uma delas, seguir sempre o caminho do meio (ou neutro) e usar métodos como meditação e alimentação para manter-se equilibrado.


Na Acupuntura dividem-se os alimentos de acordo com suas cores: Vegetais verdes são bons para o fígado, para a vesícula e para o sangue; os Vermelhos para o coração e o intestino delgado; os Brancos estimulam os pulmões e o intestino grosso; os Amarelos são excelentes para o estômago, olhos, pele e baço e por último os Escuros são relacionados aos rins, bexiga, coração e a circulação.


Uma dica é observar sua pulsação; se estiver mais acelerada é necessário ingerir alimentos Yin, de outro lado se sua pulsação estiver menos acelerada você estará Yin, necessitando, portanto, de alimentos Yang.


YANG YIN


carnes vermelhas carne branca


animais vegetais


água sucos de fruta


frituras fervidos


salgados doces


cereais verduras


sal açúcar


ovos café


É importante dizer que somente um especialista pode aconselhar uma dieta eficaz e correta e que o quadro acima apenas procura demonstrar a função Yin/Yang de cada alimento e sugere uma forma de equilibrar estas energias. Em caso de uma necessidade eficaz consulte um profissional capacitado.


Fonte: www.nisthai.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário