sábado, 15 de outubro de 2011

CORES NA DECORAÇÃO





Uso Básico das Cores em Decoração


Para quem pensa em brancos e beges na hora de pintar a parede de casa é bom lembrar que o mundo é mais que os tons pastéis. Basta olhar pela janela para ver o colorido da rua e das pessoas que passam.


É verdade que dentro dos dois tons citados a margem de erro é bem pequena. Mas arriscar, colorindo com um tom mais forte o ambiente, pode dar um resultado bastante positivo.


Violeta - em tons claros, deixa o ambiente mais calmo e aconchegante. Muito


usado para locais de meditação.


Azul - Os tons suaves acalmam, mas se o azul for utilizado em tons fortes e monocromáticos pode levar à introspecção.


Verde - É considerada a cor do equilíbrio. Não agita nem relaxa demais e ainda pode combater o stress.


Amarelo - O amarelo está ligado à criatividade e tem o poder de alegrar o


ambiente. Por também estimular a comunicação é indicado para escritórios e cantos de estudo


Laranja - Aconchegante, estimula o otimismo e ajuda a levantar o astral. É uma cor muito usada para salas de refeições por despertar o apetite.


Vermelho - É a cor do fogo e das emoções. O aconselhável é que, em casa, se use com moderação, já que o excesso torna-se irritante aos olhos. Um móvel ou uma única parede já é suficiente.


Preto - Cor que expressa universalmente a agressividade. Pela sobriedade é geralmente usada em ambientes masculinos e em pequenos detalhes.


Branco - É a união de todas as cores. Traz uma sensação de tranquilidade e frescor, mas em um ambiente totalmente branco torna-se monótono e hostil.


Mas cuidado! Antes de sair colorindo tudo o que vê pela frente leve em conta alguns fatores:


•Analise a função do cômodo que deve ser pintado. Se for um quarto lembre-se que a função dele é o relaxamento.


•Os tons podem ser usados para aumentar ou diminuir os ambientes. Cores fortes reduzem os ambientes enquanto as claras deixam os cômodos com maior profundidade, dando a sensação de ampliá-los.


•Para criar ambientes aconchegantes é recomendável o uso de cores quentes (vermelho, laranja, marrom e ocre).


•As áreas compostas com diferentes tons da mesma cor ficam mais harmoniosas e repousantes


•Utilize também as cores para dividir os ambientes (como as salas de estar e jantar). Entre paredes ou móveis coloridos, fique com a segunda opção. Se você cansar delas é só pintá-las.

A energia que vem das cores quentes



Em seu livro 'Arquitetura e Interiores', Clarice Mancuso aborda a influência das cores em nosso humor. Nele, as subdivide em dois grupos: as quentes e as frias. As primeiras são derivadas do vermelho e amarelo e as frias, de tons de azul e verde. De todas, a arquiteta destaca o vermelho por ser a cor do amor e da paixão e estimular uma espécie de voracidadade física e espiritual.


O vermelho é a cor de maior visibilidade em comparação com as demais. Acelera as sensações, podendo dar um toque de personalidade e alegria aos ambientes nos quais as cores neutras predominem.


Entre suas funções está ainda estimular o apetite e a compulsão de fazer as coisas de forma rápida. Não é à toa que as cadeias de fast food, como o Bob's e o Mc'Donalds, escolheram essa cor para sua logomarca. Mas eles não são os únicos: quando o comércio quer chamar a atenção, atira contra o branco letras vermelhas, anunciando algum produto. Usa o mesmo artifício quando alardeia alguma liquidação.


Alguns dizem que é uma cor vulgar. Essa afirmação merece uma análise mais cuidadosa. Na verdade, quando se quer empregar uma certa sutileza ao ambiente, não é realmente a cor que um bom profissional de decoração empregaria de forma maciça. O segredo das cores não está individualmente em cada uma delas, e sim na mistura e dosagem corretas.


Mas nem só de vermelho e amarelo vivem as cores desse grupo. Todas as suas combinações também são consideradas quentes. Quando o vermelho é 'clareado' pelo amarelo, o resultado é o laranja. Se insaturado pelo branco, nasce o rosa. Produzidas pela combinação de cores com o vermelho, são bastante alegres e conferem ao ambiente um estilo próprio.


Fonte: www.tudosobreimoveis.com.br


Cores na Decoração


O PRETINHO BÁSICO NA DECORAÇÃO DOS LARES


O preto pode oferecer sofisticação, camuflar alguma imperfeição e conferir, ao mesmo tempo, um toque clássico e moderno aos ambientes. Assim com o pretinho básico é uma solução no guarda-roupa das mulheres, na decoração também funciona muito bem como um curinga.






Armários da Lacca são destaques na decoração da dupla de arquitetas Natália Paes e Simone Meira


Há quem diga que o preto chega a pesar nos ambientes, mas arquitetos e decoradores garantem que basta equilibrar usando cores claras. O preto vem sendo usado nos sofás, estantes, mesas, pisos, acessórios e até paredes. Veja aqui o uso dos pretinhos.


A arquiteta Lou Palhares usou papel de parede preto no quarto do casal na mostra Casa Fórum. O projeto arrojado ainda ganhou uma faixa de espelho, no alto de uma das paredes. Para não deixar o ambiente muito escuro, Lou usou na alta cabeceira da cama forro de tecido bege e peças claras. No piso, optou por madeira clara “flutuante”, que não é pregado ou colado no contrapiso, apenas fixo por encaixe, o que facilita a troca.






Estande com nichos e mesa de centro em madeira ebanizada da Sierra


O preto é versátil e dá muita elegância. Os clientes ainda têm resistência ao preto. Recentemente, fiz um projeto de jovens recém-casados que com mesa lateral preta na sala de estar, almofadas com estampas em preto e branco e as paredes do lavabo foram forradas com tecido listrado também em preto e branco.


Ela também acrescenta que fica muito bonita uma estante preta com prateleiras iluminadas. A cor escura tem o poder de valorizar as peças.










Cozinha da linha Ebony, em madeira escura, da Treselle


Usamos muito o preto. É chique, atemporal e sofisticado. Inicialmente quando sugerimos os clientes levam um susto com a idéia, mas adoram o resultado


Para ela, não há limites para o uso do preto, desde que seja equilibrado com outras cores. Até mesmo na cozinha ela diz que o preto fica belo, sendo que entre as opções mais usadas por elas estão os granitos preto absoluto ou verde Ubatuba, que de tão escuro parece ser preto.


As cozinhas ganham nobreza e mantêm a aparência de limpeza


Ela conta que o preto também cai muito bem nos quartos masculinos combinando com roxo e branco. Nas salas de estar, segundo ela, preto também pode ser uma boa pedida, onde é possível brincar com as cores nas almofadas.


Já para quem gosta do preto, mas tem certo receio de investir em peças maiores, a alternativa são os vasos de vidro fosco que estão em alta, os porta-retratos, lustres ou cadeiras estilosas que fazem bonito na décor.


Fonte: estadao.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário