segunda-feira, 16 de maio de 2011

DECORAÇÃO DE INTERIORES - PASSO A PASSO


Decorar é trazer mais personalidade, conforto e beleza a sua casa nova, mais importante do que dominar a arte de decoração de ambientes, é combinar as cores, móveis, objetos e tecidos para construir algo que reflita quem é você realmente e torne seu lar um lugar de felicidade e bem-estar.


O primeiro passo para a decoração de casas, é a elaboração de um projeto. Nele será definido os ambientes que serão decorados e que estilo ou tema seguirão.
Exemplo: Define-se em que será baseada a decoração – o quarto do filho com o tema “ben 10″ e a filha com o tema “hello kitty”.


Em uma outra situação – a casa ou apartamento de um jovem casal – define-se qual o estilo, que pode ser a exemplo, baseado nas tendências minimalistas, como a sala da foto acima que segue o estilo minimalista, ou da foto abaixo com um estilo tradicional e contemporâneo.


A análise dos ambientes deverá ser feita após a definição da lista e dos estilos ou temas, permitindo que você crie uma lista com os itens básicos que deverão estar contidos nos interiores de cada ambiente.



Definido estilos e temas, e com a lista de ambientes e objetos em mão é hora de realizar a medição de cada ambiente;


Próxima etapa – a definição das cores quando você decora deve estar de acordo com o estilo ou tema definido no primeiro passo de nosso projeto, é importante nesse caso pensar também no efeito que cada cor tem sobre o nosso psicológico, as cores afetam o bem estar e o conforto dos moradores da casa.


Abaixo uma lista com exemplos de cores e o efeitos que causam sob a nossa percepção, o mais importante é que algumas são estimulantes e outras relaxantes:


  • Preto: auto-análise, introspecção, dignidade – associado ao mistério.
  • Branco: paz, sinceridade,pureza, inocência, calma e verdade.
  • Verde: perseverança,calma, vigor e juventude.
  • Vermelho: paixão, elegância, estimulante, requinte, conquista e liderança.
  • Amarela: desperta, otimismo, criatividade, descontração, alegria e juventude.
  • Azul: segurança, compreensão, saúde emocional, confiança e tranquilidade.
  • Laranja: estimulante, movimento, espontaneidade, tolerância e gentileza.
  • Cinza: equilibrio e estabilidade.
  • Rosa: romance, espiritualidade e beleza.
  • Violeta: sinceridade, dignidade, prosperidade e respeito.
  • Marrom: estabilidade, constância, responsabilidade e maturidade.
Dicas: A cor branca permite uma noção ampliada de espaço, sendo bem indicada em casas pequenas , dando uma sensação de maior para uma área pequena. Os tons bem claros também permitem, apesar de ser em menor grau, essa noção amplicada de espaço. A dica vale para papartamentos pequenos também.



Você pode visitar um dos sites abaixo para obter uma visualização de pequenas amostras das cores de tintas, elas são disponibilizadas pelos principais fabricantes de tintas para decorar ou reformar ambientes.


http://www.tintascoral.com.br/simulador/


http://www.suvinil.com.br/SimuladorV2/


Outra forma de encontrar a cor é visitar uma loja de tintas e solicitar o auxílio de um profissional para a elaboração de uma cor personalizada, ela será obtida através da variação da mistura entre a base e o corante.


Nosso projeto de decoração está caminhando bem já temos: lista de ambientes, estilo e temas definidos, objetos necessários a cada um dos ambientes, medidas de cada ambiente e cores que serão aplicadas em seus interiores.


Com nosso projeto em mãos é hora de definir um orçamento para nosso projeto, que poderá ser elaborado com um valor global e após a definição deste subdivido entres os ambientes e novamente subdividido entre os objetos designados para o interior de cada ambiente.


DICA – definir além do valor total, um valor extra para o caso de encontrar uma peça que não estava no projeto mas que você encontre e goste bastante, como por exemplo uma estátua encontrada em um antiquário.


ECONOMIZAR: Para economizar na execução de nosso projeto, pode-se analisar se você tem algum móvel clássico ou que tenha grande apego afetivo, que possibilite investir para reformar a peça – assim te poupará de investir em um móvel novo.



Tendo o projeto elaborado e dicas assimiladas é hora de partir para a execução, você pode visitar alguns sites disponibilizados na tela deste artigo para procurar os objetos e móveis necessárias ao projeto.


Desejamos muito sucesso na execução de seu projeto e que você consiga desfrutar de muitos momentos felizes em seu novo lar!
(Fonte: http://www.decorar10.com.br)