sábado, 15 de outubro de 2011

A ENERGIA DO FENG SHUI DITA AS REGRAS DA DECORAÇÃO

O Feng Shui (pronuncia-se fong shuei) é uma antiga filosofia de 4.000 anos na China e, apesar de ter sido "descoberto" pelo grande público no Brasil há poucos anos, muita gente está questionando a estética pela estética e optando por dar um toque mais holístico nas decorações de casas, apartamentos, escritórios e empresas. A técnica chinesa se populariza e já faz parte de modernos projetos de decoração de ambientes.



Esta sabedoria milenar despontou como um dos sucessos editoriais no Brasil há alguns anos. O mercado de livros e revistas já conta com vários títulos. Alguns estudiosos e consultores em Feng Shui afirmam que esta filosofia, que trata da energia existente em todo o mundo físico e dita os princípios da harmonização dos ambientes através da "canalização" adequada desta energia, já está, hoje, presente em muitos ambientes domésticos e de trabalho.


A designer Maitê Orsi, da All Design de Ribeirão Preto, consultora de Feng Shui, já desenvolveu vários projetos em Ribeirão Preto, de quartos de bebês que ainda vão chegar, até apartamentos inteirinhos e mesmo escritórios e empresas, inclusive franquias. E a busca não é apenas das mulheres, não. Empresários e executivos também querem utilizar da melhor maneira possível as energias que os chineses estudam há milênios.


Um grande escritório de advocacia em Ribeirão Preto e São José dos Campos fez uma verdadeira revolução interna em cores, móveis, objetos e mesmo distribuição de espaços para adaptar o ambiente ao Feng Shui. Todos os objetos de decoração, incluindo porta-retratos, quadros, porta-canetas de mesa, cores de paredes, iluminação, tapetes etc. foram cuidadosamente escolhidos pela consultora. Móveis também foram cuidadosamente desenhados.


Um casal de noivos entregou todo o projeto de decoração do apartamento, onde foram morar após o casamento, à consultora Maitê Orsi. Ela trabalhou todas as áreas da casa sob os princípios da filosofia chinesa. A ambientação do apartamento começa pelo corredor de entrada, onde predomina a cor azul e formas orgânicas com gesso no teto com o objetivo de dar leveza e permitir a diminuição da tensão para quem chega do trabalho ou mesmo para acolher as visitas. Um espelho e um cabide de apoio para guardar pequenos objetos têm como função receber bem quem chega.


Ba-guá/ Bússola/Influencias do Universo


Para obter-se a harmonia dos vários ambientes de uma residência, os chineses utilizam o ba-guá, de acordo com o tipo de estudo que se faça, e também a bússola, como indicadores para aplicação correta dos princípios do feng shui. O Baguá é uma figura de oito lados, que representa os principais campos de vivência do homem que devem ser respeitados em sua casa.


São eles: trabalho, espiritualidade, saúde, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos.


As funções das cores


Laranja


É a cor que nos torna mais expressivos e expansivos; representa a vitalidade. Esta cor cria o clima de aconchego, calor humano, desperta o apetite através de seu estímulo. Seu excesso pode levar à prepotência ou melancolia. No Feng-shui representa felicidade e poder e é a cor do elemento terra.


Violeta


Resulta da mistura entre o vermelho e o azul e estimula a criatividade, devoção. É uma cor que representa sofisticação e luxo. No esoterismo é tida como poderosa transmutadora de energia, limpando o ambiente de energias nocivas. Seu excesso cria autoritarismo e falta de persistência.


Preto


Cor que representa a afirmação do poder, também pode nos tornar prepotentes. Como o preto é a ausência de luz, na decoração deve ser pouco usado pois nós precisamos de luz para viver. No Feng-shui é cor do elemento água.


Azul


Cor que acalma, seda a agitação; sua intensidade determina da calma à letargia, ou até profunda introspecção.


Verde


É a serenidade ativa. Quando se descansa a visão, a mente, é o verde que nos reabastece; sua intensidade pode determinar tanto o suave descanso, como comportamentos intransigentes.


Vermelho


É a cor do dinamismo, da vida, da energia...seu excesso pode trazer irritação e agressividade, em mistura com o branco, obtemos o rosa que representa afeto.


Existem as cores-pigmento primárias e secundárias podendo-se criar um numero infinito de combinações. Como o universo da cor é imenso, deve-se ter em mente o equilíbrio no uso das cores e sempre utilizar de suas cores complementares para criar equilíbrio. Lembre-se que o branco, embora sendo a síntese associativa de todas as cores (luz), conduz à apatia em uso excessivo.


“As cores nos comunicam emoções e tocam profundamente em nossa psique, por isto vale a pena conviver num contexto de cores da preferência e harmoniosamente colocadas, para celebrarmos a felicidade. Elas verdadeiramente são para os olhos como a música é para nossos ouvidos”, explica Maitê.


Cores complementares:


Vermelho – Verde


Azul – Laranja


Amarelo – Violeta


Elas devem ser usadas sempre elegendo uma como a principal e a outra em tons claros para não carregar o ambiente. Lembrando sempre que cor é alimento emocional, na escolha certa ela energiza o ser humano, anima, torna-o cheiosde humor.


Fonte: www.ondeir.rec.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário