sábado, 15 de outubro de 2011

ESCOLHA DA COR - UMA QUESTÃO DE PERSONALIDADE


Escolher uma cor é uma das opções da decoração que mais marcam a personalidade de uma pessoa no lar. A variedade de cores é múltipla e a sua combinação desmedida.


Cada cor expressa um estado de ânimo diferente e denota uma personalidade própria em cada canto da casa. A escolha de uma cor para um quarto não tem o mesmo efeito que para uma cozinha ou para uma sala de estar.


Se, por exemplo, queremos conseguir um espaço campestre e alegre, podemos recorrer a tons verdes nas paredes, combinados com a madeira do chão e móveis castanhos, complementados com tons amarelo suave.


CONSELHO ÚTIL


Um conselho útil sobre as cores consiste em experimentar primeiro diferentes combinações em pequenos objectos. Alguns especialistas em decoração utilizam como truque as flores. A mistura de várias flores com cores diferentes ajuda a determinar quais as melhores combinações. Misture-as de forma harmonioza e familiarize-se com elas. É uma boa maneira para estar seguro no momento de decidir as cores com que vai pintar uma parede ou de colocar um objecto decorativo.


A utilização de uma cor ou outra repercutirá no tamanho do quarto, no aspecto cálido, espaçoso ou frio. Convém por isso ver montras, ver revistas ou ir a lojas, que nos transportem para o extenso mundo das cores e nos dêem ideias para decorar o nosso lar. A ideia fundamental é conseguir uma cor de base para criar um ambiente e desdobrá-la em tonalidades e texturas combinadas com objectos, móveis, carpetes e cortinas.


AS TINTAS


Desde há muito tempo, que se joga com as cores para ampliar ou tornar os ambientes mais harmoniosos. Para que aprenda a faze-lo bem, deixamos-lhe algumas sugestões para facilitar as suas escolhas.


As chamadas cores quentes, como os amarelos, vermelhos e laranjas, são cores que diminuem aparentemente as dimensões dos ambientes, dado parecerem como que a avançar na nossa direcção. Devem ser empregadas em ambientes frios ou onde haja necessidade de excitação.


O amarelo, particularmente, ilumina o ambiente e é indicado para divisões de pouca iluminação natural. O amarelo é uma luz que se "acende" dentro do ambiente, e este efeito vai variar dependendo da intensidade de cor que utilizar.


Psicólogos caracterizam as cores quentes como aquelas que animam e elevam as temperaturas dos ambientes.


Se pelo contrário, o que necessitar em sua casa for antes tornar o ambiente mais amplo, sugerimos-lhe que o pinte de azul claro. As cores frias, como os azuis, verdes e violetas afastam-se de nós e ampliam aparentemente as dimensões do ambiente.


Elevar a altura de um ambiente


Pode-se elevar a altura de um ambiente, pintando o tecto com uma cor pálida e usando papel nas paredes com traços verticais. Para criar a impressão de profundidade, empregam-se antes, linhas horizontais.


Se em sua casa optar por mobílias muito altas, é conveniente neste caso, pintar o tecto com uma cor quente e escura, que o aproximará, criando-se assim uma escala óptica mais agradável.


ACERTE NO TOM: O SIGNIFICADO DAS CORES


Uma pintura diferente na parede já dá um novo ar à decoração da casa. Porém, antes de escolher uma cor, saiba qual é o seu significado






Quem gosta de renovar o visual da casa se encanta com tantas opções de tonalidades disponíveis no mercado atualmente. Contudo, na hora de selecionar uma cor, é importante ficar atento às sensações e aos estímulos despertados por cada uma delas. De acordo com o psicólogo Paulo Félix, vice-presidente da Associação Pró-Cor do Brasil, elas podem conferir ao ambiente um aspecto maior, menor, mais úmido, seco, acolhedor ou repulsivo, entre outras impressões. “As pessoas normalmente não prestam atenção às cores. Elas ficam em um segundo plano e, assim, influenciam indiretamente a consciência”, explica.


Para o especialista, o primeiro passo para quem deseja trocar as cores das paredes dentro de casa é definir quais são as características do ambiente e saber o que você quer proporcionar. A partir daí, fica mais fácil decidir qual é o melhor tom. “O amarelo evita a impressão de umidade, por exemplo. Ele passa uma sensação de secura, diferentemente do azul, que dá a impressão de um lugar mais frio e refrescante”, diz Félix. Além dos aspectos físicos, as cores também estimulam certos tipos de sensações psíquicas. Enquanto o laranja intensifica a energia e a vitalidade, o violeta transmite calma e desperta a criatividade.










O amarelo dá a sensação de alegria, além de deixar o ambiente com um aspecto mais quente e seco.


Branco – Pureza. Por ser um tom neutro, combina com qualquer tipo de ambiente e ajuda a ampliar os espaços.






Amarelo – Alegria e prosperidade. É relacionado ao sol. Por ser uma cor quente, traz a sensação de aconchego e secura.






Laranja – Fartura e vigor. Impulsiona a energia e a criatividade e intensifica a impressão de calor.






Vermelho – Paixão e intensidade. Significa vitória e sensualidade. No entanto, quando em excesso, torna-se um tom agressivo.






Verde – Perspectiva. A cor da esperança, que remete à natureza. Os tons muito escuros, no entanto, pode significar inveja.






Azul – Tranqüilidade. Transmite calma e favorece o raciocínio e a intuição. Também causa sensação de frescor em ambientes muito quentes.






Violeta – Criatividade. Desperta o intelecto e também o misticismo. Em tons mais claros, também simboliza a calma.






Preto – Sofisticação. É uma cor neutra e combina com tudo. Deve ser usado com moderação, pois diminui os ambientes e pode remeter à depressão.

O PAPEL DA ILUMINAÇÃO




Como explica Paulo Félix, “a cor é um jogo entre a luz e o objeto”. Por isso, a iluminação também tem um papel de peso na decoração. Diferentes tipos de lâmpadas também influenciam na percepção das cores no ambiente. “Se o lugar é pequeno e quente, uma iluminação mais fria, direta e voltada para a cor branca vai dar a sensação de maior amplidão e frescor. Já um espaço mais amplo vai parecer mais aconchegante se tiver uma iluminação mais rica em tons de amarelo”, afirma o psicólogo.






Fonte: www.modernidademoveis.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário