sábado, 15 de outubro de 2011

INFLUÊNCIA DAS CORES

Ela têm um poder incrível sobre as nossas emoções e chega a influenciar nosso estado de espírito. Quando chegamos em casa exaustos, precisando de uns minutinhos de puro sossego, para quem é adepto da meditação, nada melhor do que uma boa cor na parede para viajarmos na maionese.



Na decoração não é diferente. As cores podem ser empregadas nas texturas, na tinta das paredes, nos móveis, nos objetos, nos complementos e até nos tecidos. Ressalva apenas para os excessos. Nas dosagens certas, as


cores só tornam a nossa vida ainda mais prazerosa.


O arquiteto Márcio Michalua, que trabalhou com Arthur de Mattos Casa, afirma que a cor tem papel fundamental na decoração, traz ritmo e personalidade ao projeto. "Porém, devemos tomar alguns cuidados ao especificá-las, pois cores muito vivas estimulam demais e cores muito frias roubam o aconchego dos ambientes. Assim como na moda, as cores, na decoração, os tons se modificam de acordo com o comportamento das pessoas e criam tendências que duram conforme as estações. Nos projetos residenciais, onde o cliente precisa de tranqüilidade, eu, particularmente, prefiro explorar as cores através da utilização de grandes telas, tecidos, objetos de decoração e pessoais do cliente", fala Márcio.


Tudo Blue para acalmar a agitação


Azul da cor do mar, do Fiat 147, do quarto do bebê menino, do céu limpo sem nuvens carregadas promove cenários inesquecíveis. Nos ambientes, o azul é uma cor regeneradora, relaxante e estimula o autocontrole. Porém, em excesso pode agravar crises depressivas.


Segundo o arquiteto Márcio Michalua, o azul é considerada uma cor primária ou mesmo pura, ou seja, não se forma pela mistura de outras cores. "Os tons de azul são considerados frios e causam uma sensação de calma e tranqüilidade", explica Márcio.


Nos tons mais suaves é muito indicado para ser usado em quartos de crianças muito agitadas, só não pode ser usado em excesso pois pode provocar muito sono ou depressão. Ótimo para quartos de meditação, assim como o violeta, pois ativa a concentração e a percepção da nossa voz interior, aumentando o fluxo de energia entre consciente e subconsciente.


O azul-escuro pode ser usado na pintura de portas, caixilhos de janelas e rodapés e em molduras de quadros. Em detalhes na decoração, o azul-escuro remove as impurezas, clareando as percepções.


"Teoricamente as cores contrastantes são aquelas que não possuem na composição a cor azul, por exemplo o amarelo, vermelho e conseqüentemente o laranja e as suas nuances, como o pêssego", acrescenta Márcio. Pode ser usada em escritórios, quartos de dormir, salas de estudos e pesquisas, bibliotecas e locais onde se exige mais concentração e paciência.


Fonte: www.clubedacalcinha.com.br


Cores na Decoração


CORES ... COMO FUNCONAM !






USOS E EFEITOS


Branco: é maravilhoso, é expressivo, estimula os sentidos, dá sensação de paz.


Mas, quando usado em excesso, promove cansaço.


Decoração: Um ambiente todo branco não é usado nos tempos atuais.Se você gosta do branco para as paredes de sua casa, ótimo. Ela dará ar de amplitude e de claridade, mas faça um jogo de cores com os seus estofados, tapetes e objetos de decoração.


Amarelo: nos dá sensação que devemos agir, pois ela age direto no nosso sistema nervoso central, estimulando à ação, o encorajamento e a realização.


Decoração: A cor amarela deve ser usada com moderação em ambientes (dentro dos cômodos da casa) principalmente quando utilizada em seu tom mais forte. Se você precisa de mais luminosidade dentro da sua casa a cor amarela será muito bem vinda.


Laranja:tem função de nos estimular e nos alegrar. O laranja é uma cor contagiante, e principalmente quente. Por essa razão deve ser usada com cuidado, para o ambiente não ficar muito carregado.


Decoração: Evite usar laranja em todo o cômodo. Nas paredes de uma sala, por exemplo, limite-se a usá-la em apenas uma das paredes, ela trará alegria sem promover a irritabilidade nas pessoas. Use tecido nos estofados misturados com outros tons como o marrom, o ocre, e/ou tons terra.






Vermelho: funciona como estimulante, tem ação poderosa sobre o estado de ânimo, e deve ser usada com cautela.


Decoração: Alguns povos, como os italianos e chineses, por exemplo, gostam muito do vermelho. Mas esta cor deve ser usada com moderação pois é a cor que estimula a irritabilidade, agressividade e a fadiga.


Se você quer colocar a cor vermelha em sua casa, limite-a apenas em uma parede quebrando o tom forte com cores mais suaves, ou ainda você terá a opção em objetos de decoração e almofadas, estofados, cortinas etc.


Verde: tem efeito calmante, por isso relaxa. Psicologicamente ela nos dá a impressão de distância e leveza.


Decoração: A cor verde tem o efeito calmante mas, se usada sem controle, torna o ambiente monótono. É uma ótima cor para ser aplicada em ambientes onde se quer propagar a tranqüilidade.


Obs.: quebre o ar monótono do verde com objetos de decoração, mas sempre tomando o cuidado para não carregar também nessa área.






Azul: também contém efeito calmante, porém ele também é vitalizante. Outra característica da cor azul: psicologicamente ela também nos dá a impressão de distância e de diminuição de peso.


Decoração: a cor azul nos dá impressão de um ambiente refrescante. Por exemplo olhe para o céu e veja a calma a paz que nos invade é muito boa. Você pode transmitir esta paz para dentro de sua casa, porém, se for usada em excesso, torna o ambiente frio e vazio.


Preto: é uma cor sóbria.


Decoração: Quando usada em ambientes deve ser limitada a objetos e estofados. O ambiente com predominância da cor preta fica pesado e carregado.


DICAS


A aplicação de cores no ambiente pede equilíbrio; se pintar uma parede de vermelho, é bom pensar em aplicar o branco nas outras três.


A composição de tons de uma só cor também fica boa e pode ser feita mesclando os mais claros com os mais escuros.


Escolha um tom para servir de base e um mais vibrante para a parede, levando em conta a cor dos móveis e das cortinas.


Quem pretende ousar com matizes mais fortes ou vibrantes deve escolher a parede principal do ambiente - como a que fica de frente para a porta da entrada, que chama a atenção - e evitar destacar paredes recortadas.


Em ambientes pequenos, a regra geral é usar cores que "afastem", como o azul e o verde; se a intenção é estimular a sensação de conchego, opte por cores escuras e vibrantes, como o vermelho e o amarelo.


No teto, dois truques básicos são usar uma cor mais escura para rebaixar o pé-direito (distância do piso ao teto) alto, "diminuindo" o ambiente, e optar por uma mais clara - de preferência branco - para "ampliar" o espaço diminuto.


Uma regra para obter definição espacial é ter o piso mais escuro do que a parede, que deve ser mais escura do que o teto.


Na cozinha, fuja da ditadura do branco com detalhes em cores quentes estimulantes, como vermelho, laranja e amarelo.


O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela; a dica é pôr uma estante ou outra cor na parede.


CRIANDO O AMBIENTE CERTO


Utilizando as cores de forma correta, você pode tornar um ambiente mais propício ao que ele se destina. Confira abaixo as características e impressões que as cores podem dar a um ambiente.


Para transmitir segurança, conforto, senso histórico e sentimento tradicionalista a um ambiente, utilize os verdes e as cores envelhecidas, como por exemplo, os tons em marrom-escuro. Ideais para bibliotecas, restaurantes, bancos e livrarias, podendo abusar das madeiras escuras.


Cinzas, vermelhos e preto compõem um ambiente profissional.


As características adquiridas pela combinação dessas cores são as de receptividade, dinamismo e racionalidade, ideais para o ambiente de trabalho. As cores de aspecto profissional não são muito recomendáveis para quartos e banheiros.


Inteligência, calma, harmonia, luminosidade e graça. A elegância de um ambiente pode ser repassada através da aplicação dos tons pastéis puxados para os amarelos pálidos e beges. A utilização de acessórios dourados completam a ambientação elegante.


O rosa-pálido e os tons pastéis quentes com pincelada de vermelho são perfeitos para criar uma atmosfera romântica. O rosa é sensual, cativante e cria um clima confortável.


Para decorar ambientes românticos, os acessórios são muito importantes: porcelanas, tapetes e retratos pintados à mão dão um toque especial.


Um ambiente rico reflete conforto, harmonia e opulência. Tons de terra, como os de madeiras escuras e sementes são os mais adequados para reproduzir um ambiente rico. Acessórios e toques metálicos, como ouro e bronze, são os mais apropriados.


Tapetes com cores fortes puxadas para o vermelho também são ideais para decorar o ambiente rico. Por sua força estimulante, a ambientação rica não é recomendável para quartos.


O poder do azul profundo é traduzido por conceitos como integridade, autoridade e dignidade, inspirando devoção a quem o observa. Os acessórios que devem ser utilizados numa ambientação clássica devem conter leves toques de dourado e tons quentes e envelhecidos, criando um clima diferenciado para interiores, além de transmitir respeito, estabilidade e responsabilidade.


A cor violeta é considerada como uma cor de encanto e fascínio, exercendo atração natural por seu simbolismo esotérico. Nobreza, elevação espiritual, sabedoria e intuição são características atribuídas a um ambiente mágico. Amarelos e laranjas harmonizam a composição, dando um toque de graciosidade e leveza.


O azul-claro é a essência da composição calma, pois ele influencia diretamente o organismo humano, baixando a pressão sangüínea e a velocidade da respiração. Perfeito para interiores que pedem quietude e são ambientes de descanso e relaxamento. A ambientação calma é perfeita para banheiros e quartos, podendo ser adicionado a esses ambientes toques de amarelo e laranja.


As formas assimétricas e os tons de violeta são pura energia, principalmente quando são contrastados com amarelos. Essa combinação representa o espírito jovem e ativo, anticonvencional e antitradicionalista, ideal quando se quer dar a idéia de novidade e inovação.


COR NOS CARROS


Em várias partes do mundo, o interesse pelas cores é tão gande a ponto de motivar pesquisas objetivando monitorar o seu grau de popularidade.


Uma delas, realizada em 2003, e divulgada pelo especialista, revelou a preferência pelo prata (37%), seguida em ordem de importância pelo azul (23%), preto (12%), cinza (10%), vermelho (7%), branco (6%), amarelo (2%), laranja (2%) e roxo (1%).


A preferência pelas cores, no entanto, não é unânime. Enquanto a cor preta está longe de conquistar a preferência dos europeus em razão do estigma de estar associada aos veículos funerários, entre os americanos, a cor preta significa poder, sendo por isso muito apreciada, embora a maior parte dos veículos produzidos já associe ao preto outras combinações de pigmentos.


O gosto pelo branco também implica diferenciações. Na Europa, ao branco já foram acrescentados pigmentos em tons pastel, enquanto nos Estados Unidos predominam os tons opalescentes produzidos por meio de processos de tricamada.


Nos próximos anos, as cores dos automóveis, segundo o especialista, serão incrementadas com pigmentos metalizados e produzirão efeitos espelhados (metal líquido), mas a popularidade do prata deverá continuar imbatível, mas em novas versões mais modernas.


BRANCO QUE REFLETE TODAS AS OUTRAS CORES PODE SER FRIA.


Preto que absorve todas as cores, pode ser considerada quente.






QUENTES E FRIAS


Cores quentes e frias influenciam como nos vestimos. No verão devemos usar cores frias , claras e coloridas. Já no frio de inverno vestimos coisas quentes com cores escuras.


Algumas vezes algumas cores frias parecem mais quentes que outras. Por exemplo, o violeta e o verde ambos são cores frias, mas o violeta é mais quente que o verde...


Não devemos nos esquecer que as cores influenciam diretamente nossas emoções, um trabalho plástico deve sempre levar em conta oresultado provocado pela disposição e quantidade das cores usadas.


FORMULAS DAS CORES


















Fonte: www.fazfacil.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário