sábado, 15 de outubro de 2011

PARTE - BAGUÁ - OS OITO TRIGRAMAS;

O BAGUÁ é o principal símbolo do Feng Shui. Trata-se de um octógono, o qual corresponde aos quatro pontos cardeais e suas subdivisões. O diagrama é dividido em oito áreas compostas pelos oito lados do octógono, mais o centro.



Essas áreas estão intimamente relacionadas com os vários aspectos da nossa vida, correspondendo a: família, espiritualidade, trabalho, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade e, no centro do diagrama encontra-se o setor referente à saúde.


É com o BAGUÁ que se orienta a distribuição do CHI de uma forma auspiciosa no ambiente em que se está, direcionando todos esses aspectos de nossa vida de modo que se obtenha um resultado positivo e eficaz.


Em cada lado do BAGUÁ, está inserido um trigrama, os quais unidos, originam os 64 hexagramas do I CHING. Os oito trigramas do BAGUÁ, originários da combinação entre o YIN (energia feminina) e o YANG (energia masculina). Além de tudo isso, existe um ponto cardeal e uma cor associada a cada lado do BAGUÁ.


Para o Feng Shui, é o BAGUÁ ferramenta indispensável, uma vez que é com sua utilização correta pode se indicar os aspectos da vida. Pode-se determinar por exemplo, qual a melhor localização para a cozinha, quarto das crianças a até mesmo uma simples posição mais adequada para algum objeto.


Em cada lado do BAGUÁ há um TRIGRAMA, que unidos tornam uma simplificação do modo como o UNIVERSO se manifesta. Cada um é formado por linhas partidas e inteiras e começam sempre pela base. Os de linha inteira em sua base estão ligados à estabilidade e os de linha partida são relacionados as mudanças e ao movimento. As linhas partidas são YIN e as linhas inteiras YANG. Cada TRIGRAMA corresponde a uma área da Vida. Os Oito TRIGRAMAS e a forma do TAI CHI no centro, simbolicamente significam as possibilidades da criação, modo como ocorrem os fatos da vida e sua essência.


KAN - O ABISMAL






KAN é constituído de uma linha YANG entre duas linhas YIN, e se relaciona com o filho do meio. Cor Preta. Elemento ÁGUA. KAN representa a Carreira e a vida social.


Direção: NORTE.


CARREIRA


Área relacionada à Carreira, à verdadeira vocação em nossa vida e às oportunidades que nos aparecem. Ligada ao fluir na vida ou achar uma nova direção. A cor é Preta, regido pelo elemento Água, o setor da Carreira cuja função é estimular beneficamente as atividades que os moradores desempenham ou aspiram realizar, contribui para o sucesso de seus empreendimentos. Quando bem ativado, segundo os preceitos do Feng Shui, este setor pode favorecer a ascensão profissional, seja por meio de uma promoção ou de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Esta área do Baguá representa o que você faz gerando a força de Chi que alimenta as forças relacionadas ao trabalho que você faz ou ao que você aspira fazer.


É referente, portanto aos seus caminhos na vida, sua criatividade e qualquer atividade que ocupe a maior parte do seu tempo. Pode se ativar esta área com quadros ou pequenos objetos que remetam à profissão.


Objetos que simbolizam o Cantinho da Carreira: diploma; símbolos da carreira; objetos em movimento; objetos elétricos, como computador, televisor, rádio e aparelho de som; aquários; peixes; luzes; espelhos; plantas; bola de cristal; flauta de bambu; bonsai; sino dos ventos; símbolos protetores, tartarugas.


CHIEN - O CRIATIVO






CHIEN é constituído de três linhas YANG, inteiras. Relaciona-se ao pai, ao patriarca! CHIEN é forte, perseverante e determinado. Elemento Metal. Cor Vermelha. CHIEN representa os amigos e sua direção é o NOROESTE.


AMIGOS


Este setor tem relação com toda a ajuda externa que vem em nosso auxílio, e também com nossa vida na comunidade, como podemos ser úteis numa relação de troca. Área ligada à idéia da filantropia. Esse setor atrai todas as pessoas que possam entrar na nossa vida acrescentando algo de positivo e propicia também possibilidades de contribuirmos na história de vida de um semelhante.


Também beneficia as viagens pessoais ou a negócios, revelando oportunidades preciosas em localidades mais distantes ou desconhecidas. Ativa-se esse setor com cores amarelo, verde e rosa.


Objetos que simbolizam o Cantinho dos Amigos Visíveis e Invisíveis ou das Pessoas que Ajudam: plantas; nome de empresas; fotos de amigos; símbolos do OM; sol; lua; estrela; prismas; móbiles; moinhos; quadros; cristais; luzes; espelhos; bolas de cristal; estátuas; bonsai; velas e cartas.


TUI - A ALEGRIA






TUI consiste em duas linhas inteiras, YANG, abaixo de uma linha partida YIN. É relacionado à Filha mais nova. TUI está ligado ao prazer, à alegria e à conclusão das tarefas com uma colheita bem sucedida. Elemento METAL. Cor branca. TUI representa nossos descendentes e sua direção é o OESTE.


CRIATIVIDADE


Área relacionada com a nossa parte criança e os projetos para o futuro. Tudo o que queremos criar, gerar em nossa vida, idéias e criações, podemos intensificar aqui. O setor da criatividade representa o futuro, as gerações seguintes, ou seja, os filhos que temos ou planejamos ter. Estimula-lo pode contribuir para a fertilidade ou ativar a vivacidade e a renovação constante de idéias. Assim, também a inspiração para o trabalho criativo ganha força neste setor. Além disso, ele está intimamente ligado ao prazer, à auto-estima, à confiança e até mesmo à visualização de novos horizontes e promessas, através da total liberdade de criação.


Objetos que simbolizam o Cantinho da Criatividade: para ter filhos: anjos; bonecos; objetos de bebê; sinos angelicais; móbiles de crianças; caixinhas de música; quadros infantis, para ativar a criatividade: televisor; tigres, microcomputador; rádio; aparelho de som; tapeçarias; quadros; fitas com diversas cores; telefone.


KUN - O RECEPTIVO






KUN é composto de três linhas partidas, YIN. É Relacionado à mãe. Simboliza o relacionamento entre Homem e Mulher. Se elemento é TERRA. Cor Branco e Vermelha ou Rosa. KUN representa Mulher e a Terra que tudo nutre. Sua direção é o SUDESTE.


RELACIONAMENTO


O setor do relacionamento está localizado no canto superior direito do baguá. Este setor refere-se essencialmente aos relacionamentos amorosos, atraindo com maior intensidade a energia positiva do matrimonio e promovendo uma relação saudável e feliz para a família que mora na casa.


Cores: verde e rosa.


A cor rosa é indicada para esta área, que tem conexão com o parceiro e com outras pessoas do nosso convívio. Também implica a relação conosco mesmo, pois em primeiro lugar devemos nos aceitar para ser receptivos com o outro. Para atrair uma pessoa do sexo oposto ou para manter uma energia viva no relacionamento já existente, trabalhar esta área com pares de objetos iguais ou complementares.


Objetos que simbolizam o Cantinho do Relacionamento: corações; representações de amor; estátuas; fotos do casal; objetos em movimento com figuras de amor; sol com estrela; fitas em branco e vermelho; sinos de igreja; sinos dos ventos; luzes; aquecedores; prisma; porta-retrato; plantas; rosas; bichinhos de pelúcia; pedidos em papel vermelho e branco; bolinhas de cristal; pôster; quadros; recuos; cristal flux; objetos de peso; árvores; espelhos; pássaros (beija-flor, preferencialmente); móbiles; fonte de água; cupidos.


LI - LEVEZA






LI consiste numa linha partida YIN entre duas linhas inteiras YANG. É relacionado à filha do meio. LI tem a ver com condição social, reputação, reconhecimento e lugar na sociedade. Elemento FOGO.


Cor: Vermelho. Direção SUL.


SUCESSO


É a área que influi sobre o nosso sucesso na vida, nossa fama perante os outros, o que depende muito da nossa expressão e individualidade. Também está ligada a nossa reputação e carisma. Quem precisa ser mais independente ou ter maior clareza na vida intensifique este local. É um ponto focal desde a porta focada, e deve ser evidenciado com espelhos e plantas. Quando se trata de janela pendurar um prisma para refletir a luz. O elemento que o rege é o fogo, e as cores são vermelho, dourado e amarelo, as bases cromáticas deste setor uma vez que o Feng Shui é essencialmente simbólico, as imagens também podem representar o Sucesso, como quadros que sugerem diretamente o Fogo ou com a tonalidade vermelha predominando, ainda que abstrata. Luzes fortes, associadas à ação, servem de poderosa porta de entrada às energias YANG, benéficas ao setor.


Objetos que simbolizam o Cantinho do Sucesso: três cavalos; sol e lua; estrela de cinco ou seis pontas; prismas; cristais; espelhos; objetos vermelhos; fitas em vermelho; pedidos em papel vermelho; divindades protetoras; plantas; flores naturais ou de seda; sinos; luzes; aparelhos eletrodomésticos; objetos em movimento.


HSUN - SER CAPAZ






HSUN é relacionado à Filha mais velha. É constituído numa linha YIN partida abaixo de duas linhas YANG inteiras. Representa capacidade de nos tornar receptivos para a abundância e a riqueza. Elemento MADEIRA.


Cor: vermelho ou Púrpura. Direção SUDESTE.


PROSPERIDADE


Canto da Fortuna, riqueza e bênçãos que nos são oferecidas pelo abundante e poderoso Universo.


Cor: Vermelha, Verde e Azul. Local de poder, principalmente para quem quer ter mais influência. Local mais importante a ser trabalhado em lojas comerciais e escritórios. O principal é não criar entulhos nesta área. O setor também administra as questões relacionadas ao poder.


Assim, ativar energia positiva neste canto é uma forma eficiente de despertar ou intensificar a fortaleza interior que reside em cada um de nós, em busca de nossos objetivos.


Objetos que simbolizam o Cantinho do Dinheiro: cofrinhos; pedras (piritas e granadas); potes de ouro; moedas; dinheiro; porta-retrato de canela e cravo com foto de nove notas de R$ 1,00; porquinho chinês; sol; prismas; boneco da fortuna; sinos dos ventos; estrela de cinco ou seis pontas; aquário de peixes; moinho de vento; peixes; bonsai; fonte de água; fitas penduradas em uma das cores deste guá; espelhos; plantas; luzes; divindades que representem dinheiro; símbolos contra olho-grande, um pôster de uma cachoeira é muito bom, assim como velas vermelhas.


CHEN - O MOVIMENTO






O CHEN constitui-se de duas linhas YIN partidas sobre uma linha YANG inteira. Está relacionado ao Filho mais Velho e representa a abertura de novos inícios, de novos projetos. Elemento MADEIRA, cor verde. Direção LESTE.


Cor: verde, vermelho ou laranja.


FAMÍLIA


Localiza na extremidade esquerda do Baguá, o setor da Família está relacionado aos parentes e às pessoas próximas. Não significa apenas o grupo familiar biológico, mas também amigos íntimos que conquistamos. São as pessoas que você considera os seus companheiros de jornada por afeto ou afinidade, independentemente dos laços consangüíneos. Ligada à nossa base, à relação com a nossa cidade, com nosso país, também ao conceito de liberdade com responsabilidade. Quem precisa melhorar o relacionamento com os pais trabalhar esta área podem ser dispostos aí os móveis mais pesados e objetos de estimação. O setor da Família deve ficar distante de objetos de Metal, já que o Metal destrói a madeira. Se esse elemento prevalecer no setor os valores familiares das pessoas que residem na casa podem ser prejudicados.


Objetos que simbolizam o Cantinho da Família: animais; bonsai; plantas; fontes de água; cristal flux; geradores de energia; pirâmides; placas radiônicas; pedras; prismas; pentaculos; fotos; quadros; objetos que representam a família; símbolos de proteção; dragões; sol, lua e estrela; símbolos de união; objetos em movimento; incensos; luzes.


KEN - A QUIETUDE






KEN consiste numa linha YANG, inteira sobre duas linhas YIN partidas. É relacionado ao Filho mais novo e representa a maneira como lidamos com as situações. É o Autoconhecimento e o Impulso para a iluminação. Elemento TERRA.


Cor: verde, preto e azul marinho. Direção NORDESTE.


ESPIRITUALIDADE


É o lugar reservado aos assuntos da alma, meditação, alto conhecimento e entendimento de nós mesmos. Ligado à sabedoria e a simples aceitação sem julgamento sobre nós mesmos. Azul Índigo e Violeta. Pode-se compor aí um altar com fotos de mestres e guias, cristais de quartzo ou ametistas, velas e incensos.


Isto facilita o contato com nosso guia interior e nossa intuição. Pode também ser o lugar para biblioteca e estudos. O setor da Espiritualidade pode representar uma área de cura poderosa, especialmente se o ambiente apontado pelo Baguá permitir a realização de atividades como Yoga, preces ou meditação. Também é uma área ideal para desenvolver a sensibilidade e a intuição.


Objetos que simbolizam o Cantinho da Espiritualidade ou do Conhecimento: livros; revistas; plantas; bola de cristal; luzes; flauta de bambu; estátuas; objetos pesados; pedras; objetos religiosos, deidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário