sábado, 15 de outubro de 2011

AS CORES E A DECORAÇÃO

O estudo das cores é um dos elementos mais importantes para a decoração.



Aliando técnica e bom senso é possível alegrar ou dar um ar todo especial a qualquer ambiente, desde um pequeno lavabo, até a grandes salas comerciais. (Veja as cores ideais para cada ambiente).


A escolha das cores para a decoração é muito importante pois elas têm a capacidade de estimular determinadas sensações. Para acertar nesta escolha é importante conhecer a psicologia das cores.


As cores vivas dão um aspecto excitante, principalmente quando utilizada em matrizes contrastantes; já as cores neutras conferem um aspecto calmo e tranqüilo. Elas podem, também, ser quentes (vermelho, amarelo, laranja) ou frias (azul, verde, violeta). A maioria dos decoradores recomenda que seja estabelecido um equilíbrio entre cores quentes e frias. Se as cores frias são predominantes em seus móveis, escolha uma tinta em cor quente para a parede, por exemplo. Vale lembrar que em ambientes tranqüilos, como os de estudo, devem prevalecer cores neutras.


Observe alguns exemplos de esquemas decorativos para ambientes:


Esquema decorativo simples: fundo neutro + acessório de tom forte de uma cor.


Ex: ambiente branco ou marfim + acessórios vermelhos.


Esquema decorativo complexo: fundo neutro + acessórios de duas tonalidades diferentes, porém combinados.


Ex: ambiente marfim + acessórios vermelhos e caramelos.


Esquema complexo e harmonioso: fundo neutro + acessórios de três tonalidades diferentes sendo duas cores quentes e uma fria.


Ex: ambiente branco + acessórios de tom laranja, amarelo e verde.


Esquema mais requintado: fundo neutro + acessórios de duas tonalidades, porém uma delas com estamparia.


Ex: ambiente branco + acessórios verde escuro e verde claro com a estamparia em verde e rosa.


Esquema de cores tranqüilizantes: fundo neutro + acessórios de cores frias.


Ex: ambiente branco + acessórios azuis


Esquema de cores que exaltam: fundo neutro + acessórios de cores quentes.


Ex: ambiente branco + acessórios vermelhos


O ESTUDO DAS CORES


As cores são sensações produzidas nas células nervosas do olho sob a ação da luz.


Estão dividas em:


Primárias: que não podem ser decompostas em outras;


Secundárias: são originadas pela combinação de duas cores primárias;


Terciárias: produzidas a partir de duas cores, uma secundária e qualquer uma das primárias que lhe deram origem.


A luz, como já foi dito, funciona como estímulo, e estes podem ser divididos em dois grupos: os ocasionados pelas cores pigmentos e pelas cores-luz. Esta última é representada, de maneira mais fidedigna, pela luz solar, que contém todas as outras cores. Para estas cores, as primárias serão o vermelho, o verde e o azul-violeta. A mistura destas três cores produz o branco, em um processo chamado de síntese aditiva.


A cor pigmento é uma substância material que tem a capacidade de conferir revestimento a uma superfície, podendo absorver, refletir e refratar, de acordo com o material do corpo. Um objeto vermelho, na realidade, é um objeto que tem a capacidade de absorver a luz branca e refletir somente a vermelha.


A cor pigmento pode ser dividida em:


Cor pigmento opaca: é utilizada por químicos, artistas e demais pessoas que trabalhem com substâncias opacas como tinta. Tem como cores primárias o vermelho, o amarelo e o azul;


Cor pigmento transparente: é muito utilizada em artes gráficas e nas transparências em retículas. Tem como cores primárias o magenta, o amarelo e o ciano.


Temos, ainda, um outro processo conhecido por síntese substrativa, que consiste em misturar as cores primárias opacas, ou as primárias transparentes, de forma que se obtém o cinza neutro.


AS CORES IDEAIS PARA CADA AMBIENTE


Use e abuse das cores, mais com muito cuidado. È preciso primeiro analisar os efeitos e sensações que elas causam. Se o pé direito é baixo, use apenas cores bem claras no teto; isso dará a impressão se ser maior.


Banheiros - Cores: Lilás, azul, verde-claro, bege e laranja, caso o banheiro for parte da suíte é indicado é acompanhar as cores do quarto.


Cozinhas - Cores: amarelo, verde, verde-azulado, bege, laranja e azul, as cores devem proporcionar sensações de prazer e limpeza.


Corredores e Escadas - Cores: bege, pêssego, verde-claro e verde, estes ambientes devem ser claros, um mix entre as cores quentes e frias.


Hall de Entrada - Cores: verde, verde-claro, bege e creme, a entrada deve ser bem decorada, proporcionando ao visitante todo o bem estar de sua casa.


Quartos - Cores: azul, bege, amarelo, verde-claro, creme , lilás, os quartos devem ser o ambiente de repouso, onde se busca energia saúde e paz.


Quarto Infantil - Cores: Azul, verde, amarelo, vermelho e laranja, criar um ambiente alegre, as crianças adoram as cores primárias, pricipalmente o vermelho.


Sala de Estar - Cores: Bege, amarelo, pêssego, laranja, verde-claro e verde-água, geralmente a sala de Estar é uma extensão do hall de entrada por isso deve acompanhar os mesmos tons de cor.


Sala de Estudo - Cores: Creme, amarelo, marrom, verde e bege, um ambiente de concentração e que estimulem o pensamento.


Sala de Jantar - Cores: Verde, bege, laranja, marrom e amarelo, são cores que estimulam o apetite.


Sala de TV - Cores: Bege, laranja, verde, amarelo, marrom, neste ambiente além do bom gosto das cores que (neutralizam o espaço) fica senda necessário o conforto dos móveis.


A PSICOLOGIA DAS CORES


Cada cor tem a capacidade de estimular determinadas sensações. Antes de escolher a melhor opção para decorar um ambiente, observe estes fatores:


Vermelho: requer muita atenção ao ser estimulada, devido a suas características estimulantes, que provocam excitação e agressividade. Deve ser utilizada somente em locais nos quais tranqüilidade e sobriedade não sejam prioridades. Por ser uma cor quente, que lembra o fogo, não é aconselhada para revestir ambientes em que se tenha um contato diário prolongado, como os quartos, por exemplo. Caso escolha trabalhar com o vermelho, use-o em pequenos espaços, em baixa intensidade ou clareada pelo branco. Na cromoterapia, esta cor é indicada contra a depressão, estimula os nervos e a corrente sangüínea.


Verde: é indicado para ambientes em que se priorize a serenidade e o equilíbrio, pois provoca relaxamento e reduz a tensão. É muito utilizado em locais de repouso e de trabalho, clínicas médicas e hospitais. É rapidamente associado a ecossistemas naturais e a vida de um modo geral. Exprime calma, tranqüilidade, conforto e paciência. Na cromoterapia, é associado à saúde.


Azul: esta é a cor dos grandes empreendimentos e dos importantes eventos sociais. É indicada para quartos e banheiros, por ser uma cor que promove relaxamento. O azul é aconchegante, convidativo e exprime ao mesmo tempo amplitude e profundidade, uma vez que está associado a infinitude celeste.


Amarelo: esta cor é indicada para conferir luminosidade e transparência a ambientes escuros. Representa calor, energia e clareza. Está associada à extroversão e ao divertimento. É uma boa pedida para festas e eventos esportivos. Deve ser evitada em locais que sejam bastante iluminados naturalmente.


Laranja: é considerada um cor dinâmica e quente, sendo resultado da alegria do amarelo com a impulsividade do vermelho. É associada ao orgulho e ao materialismo, sendo também uma cor envolvente e sedutora. Na cromoterapia é indicada para fortalecer o sistema respiratório, o aparelho digestivo e o tônus sexual. Tem o poder de estimular o raciocínio.


Violeta ou Roxo: esta cor é considerada como símbolo da alquimia e da transfusão do espírito. Trabalhada em tons fortes transmite sensações de melancolia e solidão. É indicada para compor ambientes místicos e exóticos. Ao utilizá-la, tenha cuidado para não saturar o ambiente.


Branco: é uma cor associada ao início ou ao fim, sendo associada a pureza e aos bons fluidos, conferindo uma sensação de limpeza e higiene. Simboliza a paz. Permite boa iluminação, uma vez que absorve pouca luz e transmite pouco calor ao ambiente interno, permitindo, desta forma, um maior conforto. É indicada para cômodos pequenos e com poucas aberturas, como os banheiros, lavabos e cozinha.


Preto: esta cor não deve preencher espaços demasiadamente grandes. Confere uma sensação de suspense e de mistério, transformando o ambiente em um local onde reinarão sensações do profano, quando associado ao vermelho. Ao ser associado ao branco, produz um contraste capaz de conferir um ar de sofisticação e elegância.


Fonte: www.artezanalnet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário